![]() |
Editora Rocco |
Foi muito interessante ler as memórias de Tara Westover - "A Menina da Montanha", na mesma semana que eu li "O que é uma família?". Há paralelos óbvios: viver numa área rural, ter muitos filhos, a fé cristã (na verdade, a igreja mórmon no caso da família de Tara Westover - o que eu considero heresia), os limites claros entre quem é "família" e os de fora, e o que deve ser feito para se preservar, mas também o que pode ser feito para "evangelizar" os de fora.
Mas enquanto um livro é o tradicional comercial de margarina, o outro é praticamente um livro de terror - violência, abuso psicológico, trabalho infantil, doenças mentais não diagnosticadas e não tratadas.
Em certos momentos, fiquei chocada pelos paralelos com eventos mundiais muito recentes como a virada do ano 2000 e o ataque às torres gêmeas, pois às vezes realmente parecia algo descolado da realidade. Há também a fé irracional em óleos medicinais, um fenômeno que chegou ao Brasil e tomou a comunidade evangélica também (mas não na escala da família Westover).
Eu acredito que a pergunta O que é uma família? é extremamente pertinente para a atualidade, e sei que há respostas cada vez mais diferentes, mas é impossível não concluir que isso também da vivência que cada um teve.
Afinal, todas as famílias felizes se parece, mas as famílias infelizes são infelizes cada uma a seu modo (citação que eu não verifiquei a acurácia - Anna Karenina, Leon Tolstói).