![]() |
| Editora Plantea |
"O Aprendiz de Gutenberg" é um romance histórico sobre a impressão da Bíblia, um dos primeiros trabalhos a usar impressora mecânica de tipos móveis e mudar a história da distribuição de livros. Considerando o quanto eu amo livros, eu realmente queria gostar desse livro, mas...
Ele é incrivelmente mal escrito e eu perseverei por dois motivos: 1 - porque eu ganhei de presente e achava justo ter uma opinião completa sobre ele, e 2 - pelos detalhes históricos que TALVEZ estejam corretos e são interessantes.
A biografia da autora Alix Christie indica que ela gosta muito de impressão, participa de sociedades e fez cursos, então as informações técnicas (embora difíceis de entender) devem estar bem embasadas. Além disso, ela coloca alguns dados históricos no final sobre os personagens - por exemplo, que um deles (o aprendiz de Gutenberg do título) é um dos fundadores da Feira do Livro de Frankfurt, que existe até hoje (500 anos depois!).
Esse livro me deu uma imagem mental melhor dessa parte da história, o que é um mérito da narração no cérebro humano - mas realmente daria para ser bem melhor escrito, nossa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário