12 de setembro de 2025

Mentiras em que as meninas acreditam e a verdade que as liberta

 

Editora Vida Nova

É só um livro cristão dos Estados Unidos fazer sucesso que vão surgir inúmeras variações. Aqui, a obra original é "Mentiras em que as mulheres acreditam e a verdade que as liberta", de Nancy Leigh DeMoss, do ano 2000. Vinte e cinco anos depois, já temos mentiras sobre homens, garotos, garotas, meninos, meninas...

É um bom livro: muito claro, com atividades para interação e momentos claros que falam: vai contar isso para a sua mãe! (e, adivinhem, um livro específico para as mães ajudarem as crianças a lerem esse livro). (não comprei nem um nem outro, li no kindle unlimited).

Em um dos capítulos, que fala sobre a mentira de ter mais liberdade, a autora justifica que as meninas precisam primeiro de mais responsabilidade, afinal, com 14 anos antigamente já se casava... Mas no capítulo sobre namoro, fala que não é para namorar porque se é muito novo - ou seja, o mesmo argumento não vale. (Não sou a favor de namoro para meninas de 8 a 12 anos, a quem esse livro é destinado, mas não gosto de argumentos fracos sobre esse assunto).

O outro ponto é que eu achei bem radical a regra de aplicar a todo entretenimento em Filipenses 4.8. Eu acredito que deve existir limites, claro, mas vai sobrar pouca coisa no mundo se aplicarmos as regras que a autora sugere:

- Não tem nenhuma inverdade, como ensinar sobre evolução ou dizer que Deus não é real.

- Não tem cenas, letra ou situações que fazem coisas coisas ruins, como beber ou usar drogas, parecer atraentes

- Seus pais diriam que não tem problema você assistir ou ouvir (A única regra que deve valer, na minha opinião)

- As pessoas se vestem e falam com recato.

- Não deixa em sua mente pensamentos ou imagens feias ou violentas.

- Você mostraria para seus pais, seu pastor, seus professores e outros.

- Foi criado com cuidado e a ajudou a usar a imaginação.

- Você recomendaria para outros.

Claro que, provavelmente, a ideia seja levar a não assistir por nografia, mas vai pelo ralo quase tudo.

Assim, eu estou considerando ler com minhas filhas, acho que tem muitas lições valiosas, mas tem realmente esses dois poréns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário