24 de novembro de 2025

Vivendo para a Glória de Deus

 

Ed. Fiel

O título do livro de Jeol R. Beeke é lindo: "Vivendo para a Glória de Deus", um aforismo em que eu acredito. Mas a proposta do livro não é algo muito prático, e sim um estudo detalhado da doutrina calvinista, escrito por vários autores. 

As explicações são boas, e ele é bastante embasado, tanto na Bíblia como em outros documentos históricos muito importantes, mas cansa um pouco a quantidade de vezes que se declara: "o calvinismo é a melhor doutrina que existe" - se precisa repetir tanto assim, será que não se sustenta? (Esse pode ser um pouco do meu cinismo porque alguém pode fazer a mesma leitura pensando: olha como é impossível não declarar a superioridade da doutrina reformada em comparação com outras!)

Há também capítulos sobre os puritanos, seu modo de vida e sua fé, numa verdadeira admiração, que também me levou a perguntar: onde estão? o que comem? como vivem hoje? 

Se o Puritanismo como movimento foi politicamente encerrado, mas deu origem a igrejas como a Presbiteriana e a Batista, faz sentido uma idealização dele? Acredito que é sempre importante endereçar a igreja, a comunidade local e a cada um de nós com senso crítico e com as lentes do Espírito Santo, mas fico preocupada quando a simplificação ("devemos ser como eles eram antigamente") é somente baseada em nostalgia. 

Apesar dessas breves críticas, é um livro de estudo muito bom, o qual eu recomendo para cristãos reformados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário