18 de dezembro de 2017

A viúva Simões

Domínio Público

No livro História Bizarra da Literatura Brasileira, a autora brasileira Júlia Lopes de Almeida é citada como alguém que escrevia muito bem, era popular, e participou da fundação da Academia Brasileira de Letras, mas seu nome foi excluído da primeira lista de membros por ser mulher - eles deliberadamente formaram um grupo só de homens (e considerando o tanto de político que fez e faz parte da ABL, realmente não se pode considerar a entrada na Academia como meritocracia).

Como ela é uma escritora do final do século XIX, seus livros já estão em domínio público, e disponíveis gratuitamente no formato de ebook. Eu escolhi para conhecê-a o livro "A viúva Simões", história de uma viúva de trinta e poucos anos, com a filha adolescente, que reencontra um amor do passado. É um dramalhão, aquelas histórias de novela, que a gente sabe muito bem aonde vai chegar, e fazem um sucesso imenso com as multidões. Não é Machado de Assis ou José de Alencar, mas é um livro bem escrito, característico do estilo romantismo.

É muito bom saber que a literatura brasileira nos surpreende com uma autora feminina de quase 140 anos, embora sejam poucas ainda hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário