7 de dezembro de 2017

História Bizarra da Literatura Brasileira

Editora Planeta

Eu entendo o que a editora pensou: "olha aquela coleção de livros que não para de crescer! Vamos entrar nessa onda e dar o título "História Bizarra da Literatura Brasileira" para esse livro, vai chamar atenção." Mas a verdade é que ficou estranho, e não condiz com o conteúdo. Não há tanta coisa bizarra sim na história da literatura brasileira - mas não temo como negar como é interessante ter mais informações e saber anedotas peculiares sobre nossos autores e livros mais famosos.

Marcel Verrumo condensou uma coletânea de anedotas muito interessante - e no começo da literatura brasileira (tudo antes do século XIX) - há um trabalho de pesquisa ótimo, com muitas informações que eu desconhecia, apesar de sempre gostar das aulas de literatura da escola (geralmente nessa época, ficamos na literatura de Portugal).

Os capítulos são curtos, a linguagem é simples, e o foco é sempre "humanizar" os autores, e não discutir suas obras - e mesmo assim, eu anotei algumas dicas de livros para os quais ele despertou meu interesse. Acredito ser leitura obrigatória para professores de literatura, dá para tirar material para ilustrar uma aula, despertar o interesse, e talvez por associação de ideias, firmar um conteúdo na cabeça dos adolescentes.

No entanto, para quem busca Bizarrices, é melhor procurar em outro lugar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário