2 de dezembro de 2017

A menina que não sabia ler

Resultado de imagem para a menina que não sabia ler
Editora Leya - Capa Christiano Menezes / Retina 78
Confesso que me atraí pelo título desde que o vi pela primeira vez: A menina que não sabia ler. Parecia um pouco de metalinguagem irônica - ler sobre alguém que não sabia ler e esse era o foco da história (aí está o título para confirmar). Demorou muito até que eu chegasse a lê-lo mesmo, já sabendo que na verdade a garota tinha aprendido a ler sozinha. 

Logo no começo, eu já senti que o livro parecia muito com "A volta do parafuso" (de Henry James), mas com outra perspectiva, e a internet me confirmou que era isso mesmo. Como eu já conhecia a história original, já sabia o que me esperava - é um suspense, quase uma história de terror.

John Harding foi criativo com sua proposta de recontar a história preenchendo os espaços em branco do original (o título original cabe melhor na história: Florence and Giles, o nome da protagonista e seu irmão). Mas eu acredito que o mistério que circunda o clássico de Henry James é mais interessante, embora esse livro tenha feito tanto sucesso que levou o autor a escrever uma continuação - aí, pelo que eu vi da sinopse, totalmente apelativa com relação às circunstâncias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário