19 de dezembro de 2017

The Feminine Mistake

Editora Hachette Books

O título do livro é O Erro Feminino e eu já entrego o ouro / spoiler que se trata de: depender financeiramente de um homem. A autora Leslie Bennetts repete isso praticamente em todas as páginas do livro - é um pouco cansativo até, mas ela vai construindo todo seu livro ao redor desse argumento principal, que depender do marido não é bom, e não funciona na maioria das vezes - vide taxa de divórcio, taxa de viuvez, ou até o famoso faço o que com a minha vida agora com esse ninho vazio?

Da metade para frente, o livro fica mais interessante, quando ela aborda questões como impacto da carreira e na criação dos filhos, além da questão de individualidade e satisfação como pessoa, e daí vem o subtítulo: estamos desistindo de muita coisa?

A autora é uma jornalista que fez uma pesquisa bastante intensa sobre o assunto, citando pesquisas científicas e entrevistas "com os dois lados" da história - quem parou de trabalhar para cuidar dos filhos e da casa, e quem não parou, em diversas fases, com filhos pequenos, adolescentes e adultos. Há muitos casos tristes, principalmente envolvendo divórcio que a mulher sai com uma mão na frente e outra atrás, trabalhando em qualquer coisa para se sustentar - ou mesmo uma viuvez precoce. Há os casos de mulheres que perseveraram na vida dupla de profissional e mãe, abrindo mão de uma coisa ali e acolá, e se tornaram mulheres satisfeitas e bem sucedidas na meia idade, com filhos sem traumas aparentes.

Um dos pontos interessantes que ela menciona é uma pesquisa científica que diz que o bem estar da criança não está tão relacionado com a mãe trabalhar fora ou só ficar em casa quanto com o estado emocional dessa mãe. Se ela está feliz, o filho vai ficar bem - tanto faz se ela alcança essa felicidade dedicando a ele 100% do seu tempo, ou trabalhando uma parte do tempo. 

É um assunto polêmico, claro, mas na conclusão, ela diz que é estranho que as pessoas dediquem tanto tempo para brigar e atacar pessoas que são diferentes delas, que tomaram outras decisões. Se a pessoa está tão bem com sua decisão, por que atacar os outros? Além disso, a autora afirma que quer provar que é possível equilibrar sim vida pessoal e vida profissional, não "tendo tudo" que tanto se defendeu por aí - mas buscando um equilíbrio que seria ideal para os homens aproveitarem a paternidade também. 

Infelizmente, esse livro não tem tradução para o português, mas eu recomendo para todas aquelas mulheres que gostam do seu trabalho ou não podem abrir mão do salário, querem educar bem os filhos, e se sentem perdidas frente a patrulha das mães perfeitas que advogam que amor de mãe se mede, assim, visto por fora, em conversas casuais e fotos de instagram.




Nenhum comentário:

Postar um comentário