12 de dezembro de 2016

O resgate do feminino

Editora Reflexão

Acredito que todo mundo tenha uma opinião sobre o tema: posição e papel da mulher na sociedade. Nem que seja um "cansei desse tema" ou "não ligo para isso", já que muito provavelmente já ouviu, leu ou mesmo participou de uma discussão sobre o tema.O debate tende a ser acalorado, principalmente nas plataformas de rede social, onde geralmente quem grita é quem está lá no extremo.

No contexto do cristianismo, o assunto torna-se mais delicado. É um mundo moderno, mas o que diz a Bíblia? O que dizem os costumes? O que "pode" e o que "não pode"? O que é a vontade de Deus? Muitas vezes, falar do assunto nesse contexto é pisar em ovos, cuidando para não tropeçar, não ofender, não se fazer mal entender.

Por isso, gostei muito da voz lúcida da Isabelle Ludovico no livro "O Resgate do Feminismo - a força da sensibilidade e ternura em homens e mulheres". Pelo tema delicado, apresento primeiro seu contexto: ela é francesa - uma cultura declaradamente laica e moderna - fez Economia na França e Psicologia no Brasil, e casou-se com um brasileiro. Cristão. Pastor. Tem dois filhos, já criados, soltos pelo mundo. Passou pelo choque de cultura, passou pela decisão de trabalhar ou não, passou pela discussão do que é a posição da mulher dentro do contexto bíblico.

Ela faz palestras - e quem puder assistir, não perca a oportunidade - mas o livro detalha o cerne de sua tese: existem características tipicamente femininas, criadas por Deus, evidenciadas na mulher, mas que devem fazer parte de todos que buscam uma relação verdadeira com Ele e relacionamentos saudáveis com as pessoas ao seu redor - principalmente o cônjuge.

Isabelle Ludovico cita passagens da Bíblia, mas seu livro não se trata de uma exposição teológica. Ela é prática, mostrando caminhos e implicações de atitudes. Há muita da sua experiência clínica como psicóloga - em suas páginas podem estar retratados conflitos comuns a tantas pessoas, com boas respostas.

É um livro relativamente curto, com muitos conceitos e ideias, então podem existir alguns solavancos nas transições de assuntos, mas nada que comprometa o entendimento e a leitura. Eu recomendo esse livro para todas as mulheres cristãs que se interessam por esse tema - e para os homens também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário