13 de novembro de 2010

Conversa sobre o tempo


Confesso que só quis ler esse livro por causa do Luis Fernando Veríssimo, que é um fofo - principalmente nas capas da editora Objetiva, com desenhos que também faz a decoração do bar Veríssimo em São Paulo (pronto, fiz propaganda, volta a ela no final).
O livro são diálogos entre ele, Zuenir Ventura (amigo há anos, ele escreveu 1968 - muito interessante) e o autor Arthur Dapieve (que eu não conhecia). É como ler uma revista de fofoca: os temas das conversas - Família, Amizade, Política, Morte - levam os três a comentarem episódios de sua vida e seus posicionamentos. O Luiz Fernando é de poucas palavras, então quem fala mais é o Zuenir Ventura, mas eu gostei muito mesmo assim, é um livro num formato totalmente diferente. (Todo em falas e travessões, mas diferente de ler teatro. É mais fácil porque não tem "ação" acontecendo, importa só o que está sendo falado).
Uma das coisas que eu mais gostei - embora eu pudesse citar o LFV várias vezes - é quando eles falam de seus casamentos bem sucedidos de quase 50 anos. O que é raro, certo? Eles estão felizes e nem um pouco amargos. Dá gosto de ver, o jeito que eles citam as esposas como parte muito especial da vida deles (e de não se imaginarem viúvos de jeito nenhum). Falando sobre amizade, depois de uma vida inteira (os dois tem mais de 70 anos), eles disseram que as que ficam são principalmente as amizades de casais - como por exemplo: o casal Veríssimo amigo do casal Ventura. Por que será?

Por fim, outra propaganda: esse é o primeiro livro que eu aluguei na Mundilivros, e até agora, com o 2o livro já aqui em casa, estou adorando o serviço.  Sempre fui fã de biblioteca, mas trabalhando aqui em SP, achar alguma fora do horário comercial é bem complicado (as do metrô não são no meu caminho). Assim, "pegar" o livro pelo site, e esperar ele chegar na porta da sua casa, é ótimo! Recomendo - mas para quem lê bastante. Faça as contas: a mensalidade deve ser menor do que o custo dos livros se você os comprasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário