11 de novembro de 2010

As Brumas de Avalon

Lá pelos meus 14 anos, a tia Helô, muito querida, me entregou uma edição velhinha de Brumas de Avalon (não essa da foto), também em 4 volumes, e disse: "você tem que ler esse livro". Olha, era sobre o Rei Artur, magia, não fui muito com a cara não. Mas depois de começar a ler o primeiro livro, foi paixão. E passando rapidamente para o segundo, comecei um "clube do livro", e a Fér foi a próxima a ler, passando para a Ania e para não lembro mais quem.
E nós, um grupo de amigas (já chamado de Clube da Lulu), adoramos o livro, falávamos e discutíamos sobre ele, nos identificávamos. Naquela época de ICQ, adotamos os apelidos de acordo com as personagens que nos foram mais simpáticas, ou que mais tivemos identificação: a Ania virou a Morgana, Anacarol era Raven (se não me engano), a Fér era Dierna, e eu era Sianna (estas duas últimas de outro livro: A Senhora de Avalon que se passa antes de Brumas, e eu acabei comprando na época).
Porque, mais do que sobre o Rei Artur e magia, acredito que Brumas é um livro super feminista, que mostra a atuação da mulher apesar de uma socidade machista, como ela pode exercer um poder diferente do homem, às vezes mais sutil e "dos bastidores". Era o Girl Power das Spice Girls com mais cérebro, eu diria.
Esse discurso todo fala muito com a garota adolescente, está relacionado a auto-estima. Esse livro foi importante para a gente, mas está relacionado com uma época da nossa vida, que passou. Acho que nenhuma de nós leu de novo. (Mas é interessante ver que esse livro pode significar muito mais para outras pessoas, como a Cláudia, da Vaquinha Gertrudes, que agora tem uma filha chamada Morgana).
Mais do que isso, "Brumas" para mim está marcado como um aspecto da nossa amizade: de ler junto, conversar, discutir, analisar sempre nosso papel como mulher, nossa vida, desde aquela idade.
Por isso, esse post é para dar os Parabéns para as Anas e celebrar a amizade de todas nós. Feliz aniversário, garotas! Que venham mais eventos, livros, conversas e análises por aí!

2 comentários:

  1. A louca sou eu, rs, que li o livro 5 vezes...parabéns pela postagem e diga à sua amiga Ana que a mãe de Viviane se chamava Ana. Leiam A Senhora de Avalon que vocês vão amar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Taci! adorei o post. Realmente fomos apaixonadas pelo livro. É uma saga!
    Cláudia, nós lemos a Senhora de Avalons e A Casa da Floresta. Gostei tanto quanto de Brumas! heheheeh Tenho um amigo que se chama Arthur por causa do livro tb.
    Bjos!

    Ana Paula

    ResponderExcluir