9 de março de 2015

Amor Líquido - sobre a fragilidade dos laços humanos

Editora Zahar - Capa Sérgio Campante

Eu me interesso muito sobre relacionamentos humanos, principalmente os amorosos, por isso fiquei curiosa para ler esse livro de Zygmunt Bauman, um sociólogo polonês que, depois de descrever a sociedade atual como "líquida", escreveu o livro "Amor Líquido - sobre a fragilidade dos laços humanos".

Ao contrário das minhas expectativas, o autor não fala só sobre relacionamentos amorosos, mas de relacionamentos em geral, o que inclui por exemplo a relação entre refugiados e os cidadãos dos países que os recebem.

Para quem gosta de sociologia, é uma leitura interessante pela análise abrangente, principalmente considerando a questão dos relacionamentos virtuais e o comportamento das pessoas nas redes sociais (mas não algo muito extensivo). 

O único ponto que eu achei um pouco viagem do autor é do que ele fala sobre as separações entre as pessoas de classes sociais diferentes, que as pessoas "mais ricas" querem se sentir parte de grupos exclusivos, então criam muros e redes de segurança em volta de si mesmas para se manterem afastados das pessoas "mais pobres", como se a questão da violência urbana não existisse e fosse uma ameaça real a propriedade de pessoas muito ricas, ricas, e nem tão ricas assim (e Bauman cita especificamente São Paulo nesse capítulo).

Um comentário:

  1. Eu li há uns 3 anos por recomendação da minha terapeuta e gostei muito, achei que análise sobre justamente a fragilidade das nossas relações é bem factível.

    ResponderExcluir