28 de março de 2015

"If I Stay" e "Where She Went"


Editora Speak

Acredito que a relativa popularidade do livro "Se eu ficar" (If I stay) de Gayle Forman vem do lançamento do filme baseado na obra no ano passado, já que o livro é de 2009, e já tem a continuação "Para onde ela foi" (Where she went). Eu li os dois rapidinho, a leitura flui e é interessante - principalmente o primeiro livro. Nele, acompanhamos Mia, que sofreu um acidente de carro com a família e vai ter que decidir se fica ou se vai, enquanto repensa a sua vida (longa vida, aos 17 anos). Um ponto legal é que ela é a "ovelha negra" de uma família de roqueiros, ela toca violoncelo e curte música clássica ao invés do rock dos pais (o pai tinha até banda). 

Na continuação (há spoiler maior de um livro com esse nome do que uma continuação, prezados leitores?), o ponto de vista muda, acompanhamos o namorado de Mia, que também é um tipo de roqueiro (emo, punk, uma dessas variações, não me atentei ao detalhe). Eu particularmente achei esse mais chato - ele é muito cheio de mi mi mi, mas vale a pena ler para ver o que acontece mesmo.

A autora Gayle Forman parece gostar muito de criar histórias com um dilema central crítico E depois destruir o suspense ao fazer uma continuação (e aí, prezados leitores, só de fuçar nas descrições das obras você já descobre o final do anterior). Bom, se você acha que o que importa é a jornada e não a chegada, tudo bem. Eu não me empolguei tanto para ler outros livros dela, embora ela pareça dominar bem o estilo de young adult - talvez seja eu que já passei da idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário