17 de março de 2013

O Professor do Desejo

Editora Companhia das Letras - Capa João Baptista da Costa Aguiar

Depois de ler um dos seus livros (O Avesso da Vida), eu não pretendia dar a Philip Roth uma chance tão cedo - o livro é bom, mas não era do meu estilo. Mas o clube de leitura escolheu "O professor do desejo", o qual foi muito bem recomendado, então, vamos lá.

O foco é o professor de literatura David Kepesh e seus relacionamentos enquanto um jovem adulto. Uma pessoa do clube que adora Philip Roth  comentou que ele sempre parece escrever sobre o mesmo personagem, talvez um alter ego - homem, norte-americano, judeu, com problemas para se relacionar com as mulheres, com grande destaque para a sua sexualidade. Nesse livro que se passa no auge da revolução sexual (ele foi publicado na década de 70), há trechos tão explícitos que, se houvesse censura, seria 18 anos.

Eu acredito que os homens tem mais facilidade para entender esse livro, esse personagem, esse desejo - para as mulheres, pode ficar o questionamento: ok, e quando ele vai amadurecer? Aprender a se relacionar direito? Mas pode servir também como uma pequena janela para a mente de tantos homens seja hoje, seja 50 anos atrás. Humanidade é sempre humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário