31 de março de 2013

As Intermitências da Morte

Editora Companhia das Letras - Capa Hélio de Almeida
"As Intermitências da Morte" é um dos meus livros preferidos do José Saramago, o qual é um dos meus autores preferidos. Então esse é um livro que eu recomendo certamente, e foi a minha escolha para iniciar um novo clube de leitura. Embora a temática "morte" não seja leve, o livro é todo entremeado com a fina ironia característica do autor, e uma virada no meio da história bem surpreendente.

Eu acho que a morte é um assunto tabu na sociedade de hoje - e como comentaram no clube, antigamente, com os velórios em casa, as crianças já eram acostumadas a isso - e hoje não é só da morte que fugimos e ignoramos, é também do próprio envelhecimento e do que é o curso "natural" da vida.

Cedo ou tarde, teremos que lidar com o envelhecimento e a morte de parentes, amigos, e também com o nosso próprio envelhecer e morrer. Contudo, por causa de uma pessoa, tudo pode ser diferente. Jesus morreu para justificar os nossos erros, mas ressuscitou para vencer a morte por todos nós. Por enquanto, ainda temos que lidar com a morte, que sempre será estranha, porque a vida eterna vai voltar - como Deus planejou para nós inicialmente.

Feliz Páscoa!!!

2 comentários:

  1. Que lindo Taci! Pura verdade. Nao fomos feitos pra morrer e isso sempre soará estranho a nós até... :-)
    E vamos ao proximo livro no nosso clube recem nascido!
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  2. Taci, perdi esse post... só agora q vi. Eu tava lendo esse livro e amando, ganhei num amigo secreto. Aí o maridão jogou na caixa de doação por engano... =(. Não conheço nada do autor, mas tava achando mto mto mto legal a ideia. Achei inteligentíssimo. Gosto dessa ironia fina... chamo carinhosamente de Saramargo! Hehehehehe....
    bjs

    ResponderExcluir