16 de janeiro de 2012

A letra escarlate


Editora Companhia das Letras - Capa: Raul Loureiro e Claudia Warrak
Este clássico da literatura norte-americana pode ser conhecido através dos 2 filmes baseados nele - sendo que o último, com a Demi Moore, é considerado ruim, principalmente a atuação da própria - mas a minha experiência com esse livro começou com a leitura e acabou hoje com a discussão no clube do livro. É incrivelmente enriquecedor ver a mesma história através de perspectivas de pessoas diferentes. Minha mente voltou cheia de várias ideias e comentários!

A narração sobre Hester Prynne, condenada a andar com a letra "A", de adúltera, costurada em escarlate no peito numa comunidade puritana do séc. XVIII nos Estados Unidos leva a discussões sobre culpa, pecado, moralidade, sociedade e o amor, além de relacionar com outros livros e filmes, como Crime e Castigo, O Crime do Padre Amaro e Dogville.

O livro é bem descritivo, tanto do ambiente como de personagens e circunstâncias, então ele vai devagar, com detalhes muito bem pensados e cheios de significado. (A introdução, em que Nathaniel Hawthorne fala sobre o serviço público em que trabalhava e como chegou até a história de Hester, eu considerei chatinha, embora possa dar uma melhor visão da sociedade da época).

Um dos personagens mais intrigantes é a Pérola (Pearl, mas aqui a tradução cabe) justamente a filha que Hester tem enquanto o seu marido está longe da cidade (provando o adultério) que é retratada como uma criança linda, inteligente e encantadora, vista como quase um ser élfico. E para explicar porque a criança foi batizada assim, há um dos trechos que eu mais gostei:

 "Sua Pérola - porque assim Hester chamou-a, não um nome expressivo de seu aspecto, que não tinha nada com o lustre calmo, branco, desapaixonado que seria indicado pela comparação. Mas ela nomeou a criança "Pérola" como sendo de grande preço - comprada com tudo o que ela tinha - o único tesouro de sua mãe!"

A Letra Escarlate é realmente um clássico, tanto por ser bem escrito como por retratar uma sociedade da época e fazer-nos pensar até sobre os dias de hoje (as relações entre o comportamento daquela pequena vila e o nosso mundo global). Além disso, é relativamente curto, cerca de 130 páginas e, além de edições em português, pode ser conseguido de graça em inglês no Kindle . Só vantagens para você que quiser ler. :)

3 comentários:

  1. Adoro. Li com 13 anos, acredita? Muito bom. E eu gosto do filme com a Demi. Até porque tem o maravilhoso ator Gary Oldman :)

    ResponderExcluir
  2. Vou colocar na lista de livros para pegar no Kindle. Este negocio de livro gratuito é um horror, a minha lista "virtual" ja esta quase maior do que a fila de livros na estante, hehehe

    Você esta gostando deste clube do livro, hein? é com que frequência, uma vez por mês ?

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não vi o filme, nem li o livro. Mas vi um documentário sobre o livro e ameeei de paixão. Mto interessante a história. E, apesar de não ter lido, achei a Pearl mto interessante. O jeito instigador dela... a "filha do pecado"! hahahaha... mto bom o livro, quero ler!! Bom pra treinar o inglês tb!!!

    Mto bom o clube do livro! Se eu ainda tivesse tempo para mim mesma, eu participaria de um, com certeza!!! Deve ser uma discussão bem rica!!!
    Bjs

    ResponderExcluir