20 de setembro de 2010

O ponto da virada

Esse é outro livro do mesmo autor de Blink, que eu li no começo do ano. E tal qual, eu gostei muito!
Super fácil de ler, prosa gostosa de quem está ensinando mas sabe não ser pedante. Sou fã do cara! Eu gosto de teorias de psciologia, sociologia, antropologia e tal desde que tenham historinhas. Adoro historinhas da vida real, que contextualizam a filosofia ou a ideia, explicando melhor o que todas aquelas frases bonitas e compridas querem provar.
Nesse livro, trata-se de entender o conceito de ponto de virada, como situações foram alteradas drasticamente com relativamente pouco esforço, o que está por trás de epidemias (de doenças, modismos, ideias) ou fenômenos culturais mais complexos como a criminalidade de nova york.
Ele mostra que existem pessoas especiais, que tem habilidades de vender uma ideia (Vendedores), guardar informações específicas sobre um assunto e passá-las adiante quando requisitado (Experts) e aquelas pessoas que ligam diferentes grupos da sociedade (Comunicadores). Além disso, o autor mostra como o contexto pode ter uma influência muito grande na vida das pessoas.
Ok, teoria é teoria, e eu não sei se me convenci de tudo, mas achei interessante e o livro é bem convincente. Recomendo para os curiosos em geral!
Obrigada, Debô, minha companheira de leituras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário