19 de fevereiro de 2013

Os Versos Satânicos

Editora Companhia das Letras - Capa Jeff Fisher
Às vezes parece que existe uma fórmula para um livro ganhar prêmios - e ela deve passar por uma história complexa, com saltos temporais, elementos fantásticos e abordagem inusitada de assuntos polêmicos. Tudo isso faz parte de "Versos Satânicos" de Salman Rushdie, o livro que o condenou a morte pelo Aiatolá Khomeini. Compreensível, pela versão que ele conta das circunstâncias das revelações do profeta Maomé...

É possível perceber como uma história vai ser não convencional quando o resumo do livro é: dois atores indianos caem de um avião que explode no ar e se transformam num anjo e num diabo. Vai ser realmente uma viagem. 

Esse livro é muito bem elaborado, original e criativo, mas é difícil de não se perder um pouco e, no meu caso, de criar empatia com os personagens. Talvez um pouco pela falta de familiaridade com a cultura indiana e, particularmente, a religião muçulmana - e há muitas referências a elas. Quem estiver curioso, precisa ter bastante motivação, essa edição de bolso tem 600 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário