17 de dezembro de 2012

Barba Ensopada de Sangue

Editora Companhia das Letras - Capa Alceu Chiesorin Nunes
Como título, "Barba Ensopada de Sangue" é uma imagem muito forte para se visualizar... Então, ao começar a ler esse livro, eu esperava algo como clube da Luta, cheio de socos e violência. Mas logo me surpreendi com uma narrativa muito mais humana de Daniel Galera, um autor jovem brasileiro. Existe a expectativa sim do personagem principal levar a tal da "coça" na barba que ele começa a deixar crescer no começo da história, mas tanta coisa acontece no meio tempo...

O tal dono da barba sai de Porto Alegre depois do suicídio do pai para investigar a morte do avô em Garopaba, mais de 30 anos depois, que ocorreu em uma situação suspeita. Ele é personal trainer, e sua característica mais marcante é que ele tem uma deficiência neurológica que o impede de memorizar e reconhecer fisionomias.

O que eu mais gostei, com certeza, é o quão moderno e próximo esse livro é - além de se passar no Brasil, óbvio - ele é super recente, acontece ao mesmo tempo das enchentes que assolaram Santa Catarina poucos anos atrás. O vocabulário, a sociedade, as circunstâncias, estão logo aí, praticamente jornal de antes de ontem - interessante demais ver literatura saindo tão quentinha do forno! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário