17 de julho de 2012

Great House

Editora W. W. Norton & Company
A primeira impressão sobre esse livro foi um estranhamento com relação ao título em inglês, Great House (Casa Grande) e o título em português: "A Memória de Nossas Memórias". Por que, oh!, por que a tradução foi tão criativa?

Aí que se começa a ler o livro, e então tudo fica mais confuso, você não sabe quem está falando, há parágrafos de outras histórias sendo intercalados no discurso principal, e há evidências de pulos no tempo além de no espaço... O que aparentemente conecta tudo é uma escrivaninha monstruosa (no tamanho), com diversas gavetas pequenas e grandes, que alguns personagens possuem por um tempo e passam para outra pessoa. Organizar linearmente o trajeto da escrivaninha é um desafio, e só no clube do livro, em que outras pessoas tomaram notas e nós trocamos ideias, conseguimos chegar a um esquema que talvez resolva o mistério, mas é definitivamente um livro aberto.

Mas tirando esse ponto que, dependendo do seu ponto de vista, pode ser frustrante ou intrigante, a autora Nicole Krauss apresenta relatos de relacionamentos humanos muito tocantes, como o marido que descobre o segredo da esposa depois de sua morte, o pai que não sabe se comunicar com o filho, a mulher que não se conecta com o marido, a mãe que dá o filho para adoção. Por esses pontos, vale a pena.

Quanto ao título, quando ele é explicado (lá pelo final do livro), entende-se o nome em inglês e em português... Mas não, claro, porque não colocar o nome que a autora escolheu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário