23 de julho de 2012

Uma nova visão do amor

MG Editores - Capa Alberto Mateus
Flávio Gikovate é um psiquiatra que direcionou sua carreira para relacionamentos amorosos, elaborando teorias sobre o amor, sexo e afins e ajudando na prática milhares de pessoas através do que ele chama de terapia breve. Além de ter um programa de rádio semanal chamado "No divã com Gikovate", ele tem muitos  artigos e livros publicados, então é muito difícil você não ter esbarrado num texto dele por aí - ou mesmo numa novela que ele participou - mas talvez não ligue a pessoa a esse nome que eu cito aqui.

Interessada como sou pelo tema, escolhi começar a ler sua obra através do livro "Uma nova visão do amor", do começo da década de 90, mas revisado recentemente. É engenhoso ver como ele racionaliza o que nós acostumamos a chamar de sentimento, " que não dá para explicar e não faz sentido", de maneira lógica que nos faz pensar: "mas será que não é isso mesmo?" ao lembrarmos de amigos e amigas que encaixam direitinho no que ele está dizendo, ou mesmo até a gente...

Como teoria, Gikovate já deixa claro que o livro é a sua proposta do que melhor encaixa ao que ele vê acontecendo nos relacionamentos humanos. Talvez por isso que o "amor ideal" ou "+amor" que ele apresenta no final me parece o que é mais utópico e desconectado da realidade.

Ele diferencia bem um amor saudável de um problemático, que levará quase que certamente ao fracasso / divórcio, mas não apresenta soluções para esses problemas. De qualquer forma, o auto-conhecimento sempre pode ser um primeiro passo para se desenroscar de uma relação complicada e procurar mares mais tranquilos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário