13 de março de 2012

O mundo pós-aniversário

Editora Intrínseca - Capa HarperCollins Publishers

Esse livro explora aquela famosa pergunta: "E se?" ao limite, criando na verdade dois mundos "pós-aniversário" paralelos - como aquelas dimensões de possibilidades da física - em capítulos alternados ao longo do livro. Você não precisa imaginar o que aconteceria (embora a personagem principal o faça isso, nas duas dimensões), mas vai acompanhando as duas possibilidades (ok, que são infinitas, mas um ponto só de ruptura é bem mais fácil, vai), muito bem construídas pela autora Lionel Shriver (a mesma de "Precisamos falar sobre Kevin", que eu não li, nem vi o filme).

No começo, o leitor é apresentado a dois casais que moram em Londres, Irina e Lawrence (americanos), e Jude e Ramsey (ingleses). Irina é ilustradora de livros infantis conheceu Jude que é a autora, e num jantar de casais, elas conhecem os respectivos maridos, Lawrence, um analista político e Ramsey, um jogador famoso de sinuca (estamos na década de 1990). Como o jantar é no dia do aniversário do Ramsey, isso acaba virando uma tradição, e num certo ano, mesmo com a separação de Jude e Ramsey, Lawrence, que é fã de sinuca e está viajando, incentiva a esposa a sair com Ramsey mesmo assim. (Ok, ainda não se perderam?) No final do jantar de aniversário, já na casa do Ramsey, rola um climinho quando ele vai ensiná-la a usar o taco (literalmente), e a partir daí temos a ruptura: em um universo, ela o beija e em outro, não.

Vou dizer que eu achei as personagens bem diferentes, embora gente comum, e não consegui muito empatizar com elas, ficou aquela estranheza. Mas a autora elaborou bem essa história de dois mundos, em que os mesmos eventos externos acontecem (como a morte da Lady Di, ou a queda das torres gêmeas), criando pontos comuns embora as reações sejam às vezes um pouco diferentes por causa das circustâncias.

O livro parece que tem uma moralzinha besta no final (que eu não posso contar, que pode fazê-lo torcer o nariz logo no início) - mas o principal ponto parece ser mesmo comparar um relacionamento seguro e tranquilo (entre Irina e Lawrence) de um quente e conturbado (entre Irina e Ramsey) e eu tenho certeza que cada pessoa tem suas próprias considerações sobre esse tema, baseado em suas próprias experiências ou de amigos. Mas quem tiver curiosidade de ver uma história completa sobre essas escolhas, talvez até para fazer um estudo psicológico, pode procurar esse livro.

3 comentários:

  1. Eu li "Precisamos falar sobre o Kevin" da mesma autora e gostei muito então vou procurar saber mais desse livro. Obrigada pela dica!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Taci!
    Parece interessante este livro, não lembro de ja ter lido algo onde os tais mundos paralelos são assim tão bem "construidos" na historia. O 1Q84 é uma historia de mundos paralelos, mas eles são bem mais misturados, quase indissociaveis...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Taci!!!
    Eu vi o trailer do filme e tive medo da história! hahahah... Nossa, que ideia sensacional! Achei mto interessante!!!!

    Bjinhos

    ResponderExcluir