25 de março de 2012

Ou isto ou aquilo

Editora Nova Fronteira - Ilustração Beatriz Berman

Outro dia, foi Dia da Poesia (14 de março) e eu procurei lembrar qual era a poesia que eu conhecia há mais tempo, e lembrei daquela que dá título a esse livro - Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles. Eu tenho a 2a edição desse livro, de 1990. Nessa época, eu tinha 7 anos (e o preço era 2000,00), mas não lembro quando realmente ele foi comprado.

Rapidinho, eu reli o livro todo e fiquei encantada de resgatar alguns dos sentimentos que eu tinha ao ler esse livro criança - essa eu não gostava, essa era estranha, essa eu adorava.  É um pedaço da infância por meio das páginas de um livro...

Engraçado a gente achar às vezes que criança, só por ser um ser pequena, não entende alguns assuntos (ou até linguagem figurada). As poesias da Cecília não são bobas, falam de sonho e saudades, de bola e palmada, de chá e enchente, e até algumas parecem até poesia concreta.

Ela também gostava de brincar com os sons, repetindo-os ao longo de uma poema, em que não vale só a rima - então eles simplesmente pedem para serem lidos em voz alta. E isso foi o que eu realmente fiz... Como é gostoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário