2 de março de 2012

Hunger Games - Jogos Vorazes

Editora Scholastic Press
Senhoras e senhores, apresento a vocês a série blockbuster da temporada - Jogos Vorazes, de Suzanne Collins. Se não for isso, é quase, porque o ponto inicial pode assustar um pouco as pessoas, mas quem sabe com o filme do primeiro livro chegando aos cinemas (daqui a 3 semanas e esse post é para encorajá-lo fortemente a lê-lo antes disso), acredito que o sucesso (que está viral por enquanto) só tende a aumentar.

Embora tenha ouvido de vários amigos que se tratavam realmente de livros ótimos, a minha primeira vontade era fugir. Para entender melhor: num futuro distante, aqui mesmo na Terra, tudo começa com os tais jogos da fome, em que 24 adolescentes (12 a 18 anos, isso aí), são selecionados para participar de um programa televisivo que é uma mistura de BBB e UFC fatal - jogados numa arena, o último a sair vivo, ganha. Sim, vivo. Sim, tem que matar os outros. E eu lá quero ver um livro que garante a descrição de 23 pessoas morrendo? Aí vai um spoiler que vale a pena (ou pule para o próximo parágrafo, se conseguir): minha amiga me garantiu que ninguém a quem você se apega morre, então não fica tão sofrível. Ok, com essa relativização (ou premissa), que ne permitiu achar coragem, continuemos.

No entanto, tem todo um aspecto político por trás - no futuro, esses jogos vorazes acontecem para que os 12 distritos de um "reino", Panem, lembrem-se continuamente de que não deveriam ter se rebelado contra o governo central, o Capitol, ao enviar 2 de seus adolescentes, escolhidos por sorteio ou voluntários, para se matarem num grande show de entretenimento - cujo  prêmio é  basicamente dinheiro e comida, algo bem restrito para eles nessa época (é já é a 74a edição). Daí vem a parte que realmente me interessa: uma observação das relações de poder e comportamentos humanos, bondade e maldade, que embora o contexto seja totalmente fictício - gente é gente em qualquer lugar.

Eu li os 3 livros em uma semana - no Carnaval - porque são do tipo que não dá para parar de ler. Escritos para nos prender mesmo, podem dar filmes ótimos - não vou perder o primeiro, meu preferido, de jeito nenhum. Bom, não consigo comentar mais nada - inclusive se sou team P. ou team G. - para não estragar a leitura de vocês. Mas corre para ler. Vale a pena.

5 comentários:

  1. Ok, Taci, convenceu!
    Você leu em inglês ou em português? Vou por na listinha.
    Ah, acabei de ler "O Milagre". Se vc quiser eu faço uma critica. Que vai ser bem negra :-p

    ResponderExcluir
  2. Em inglês, claro, promoção a 16 dólares, os 3, no kindle! Uma pechincha.
    Pode fazer, fér, eu que não vou ler esse livro, hahahaha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Taciana,

    Sempre leio seu blog para pegar algumas dicas de literatura. Gosto muito das suas resenhas.
    Por sua causa me empolguei e pedi um kindle de presente! Realmente é muito legal e pratico para quem gosta de ter sempre um livro à mão.

    Bom, resolvi escrever, pois gostaria de fazer uma pergunta. Entre o "Huger Games" e "The Game of Thrones" qual é o melhor? Qual leitura você recomenda começar primeiro?

    Obrigada,
    Chocolatine Cramée

    ResponderExcluir
  4. Olá, Chocolatine!
    O kindle é viciante mesmo, você vai perceber quando começar a ler mais rápido e a comprar mais livros... Eu estou nessa fase!

    Eles são diferentes, um é quase infanto-juvenil (hunger games) e outro é bem mais hardcore, mas eu devo confessar que estou mais apaixonada por Game of Thrones (estou lendo o 4o agora). A vantagem de Hunger Games é que os 3 livros equivalem a um do Game of Thrones, então você leria a trilogia da Katniss - e veria uma história completa - bem mais rápido (e antes de lançarem o filme no cinema). Mas talvez você possa fazer como eu e outra amiga fizemos: começar guerra dos tronos, e usar hunger games como uma "pausa" :)

    Obrigada pelas visitas e eu adorei seu blog também!

    Taciana

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti o filme e adorei! Foi uma boa solução de resumo, e as imagens são ótimas. Os assassinatos não são tão chocantes segundo outras pessoas (pq sim, eu fechei os olhos). Recomendo!

    ResponderExcluir