26 de fevereiro de 2012

Dois irmãos

Editora Companhia das Letras - Capa Jeff Fisher

Tem algo mais inusitado do que a história de dois irmãos chamados Yaqub e Omar em Manaus na época da ditadura? Pois é, esse Brasil é um mundão que a gente às vezes nem faz ideia... Milton Hatoum, ele também descendentes de libaneses do meio da Amazônia, escreveu esse livro no final da década de 90, e é um autor contemporâneo brasileiro que eu gostei de descobrir. Publicando seus - poucos - livros já na maturidade, sua história é bem escrita, com profundidade tanto na construção da narração como no perfil psicológico dos personagens.

Este foi o livro de fevereiro do meu clube de leitura, e deu um bom debate sobre esses Esaú e Jacó modernos, os irmãos gêmeos que tem uma relação de ódio construída na infância com boa colaboração da mãe. Foi interessante perceber que, apesar do livro ser escrito em 3a pessoa pelo filho da "empregada" da casa (garota que foi acolhida em sua adolescência para fazer os serviços domésticos, naquela relação típica de escravidão do meio do século passado), quem é mãe compreende mais esta personagem, e quem não é, percebe mais o ponto de vista dos irmãos.

Embora tenhamos um panorama da família, o pai que não queria filhos, o comércio em Manaus, a vida na comunidade, um pouco da ditadura, o tema principal mesmo é o ódio entre Yaqub e Omar. Incomoda muito ver um sentimento tão ruim e como o círculo vicioso de raiva não é quebrado. Incomoda mesmo. Se prepara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário