7 de fevereiro de 2012

Charles Dickens


Charles Dickens
Hoje, 7 de fevereiro, Charles Dickens faria 200 anos. Ele nunca chegaria a essa idade, mas nada como números redondos para celebrar a obra do autor inglês tão fantástico e incentivar a leitura dos seus livros. Até o Google entrou na onda fazendo um doodle lindo com os seus personagens:

Google
Embora hoje Dickens seja um clássico, em sua época, era um autor popular: suas histórias saíam em fascículos e eram lidas como novela. Seu sucesso cruzou o Atlântico e ele chegou a viajar para os Estados Unidos, fazendo palestras. Os livros retratam a sociedade britânica do século XIX e particularmente a camada mais pobre da população, que convivia com o trabalho infantil e as prisões por dívidas. Mesmo assim, as histórias possuem um lirismo incrível, com descrições sensíveis e com muitas comparações - é como se você pudesse sentir o ambiente, ver as pessoas, em total sinestesia.

Hoje em dia, há muitos filmes e peças baseadas em suas obras, como Grandes Esperanças, David Copperfiel, Um Conto de Duas Cidades e Oliver Twist. Quem não conhece também os contos de Natal, com o fantasma do Natal Passado, o Natal Presente e o Natal Futuro, que teve adaptações desde Jim Carey até Mickey Mouse?
Durante esse ano, vou reler e recomendar livros do Dickens para vocês. Quem sabe assim você também encontra um dos seus favoritos?

2 comentários:

  1. Ai, adorei. Eu amo Great Expectations, é meu favorito. Super elegante Dickens. Amo.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada, sabia? Morro de curiosidade, pq sei q o meu muso, Dostoievski, adorava o Dickens. Gostei!
    Bjs

    ResponderExcluir