18 de dezembro de 2011

Quando coisas ruins acontecem a bons casamentos

Editora Vida
Continuando no mesmo tema do post anterior, agora um livro em português da biblioteca da minha igreja, IPAlpha. O título já é bem direto: Quando coisas ruins acontecem a bons casamentos, e logo na introdução, os autores (um professor de psicologia e sua esposa - Les e Leslie Parrot) já afirmam que todo casamento, num momento ou em outro, pode sofrer com coisas ruins. É algo que diz: "se você está enfrentando problemas no seu casamento, você não é o único", o que por si só pode ser consolador e motivador para conseguir superar alguma crise.

O livro é bem leve, não tenta explicar a origem das coisas ruins, ou mais especificamente como achar e castigar o culpado. E embora passe por coisas complicadíssimas, como o alcoolismo e a infidelidade, também fala sobre "coisas boas que podem se tornar ruins" como a chegada dos filhos que começa por mudar uma esposa em mãe e um marido em pai, e pode até provar que "três é demais" se não houver maturidade e um preparo psicológico para os papais nessa situação.

Assim como o livro do post anterior, ele também reforça o papel da responsabilidade de cada um em manter o compromisso do casamento - é algo racional, uma decisão que deve se refletir em ações positivas, e não algo que depende do romantismo, de um frio na barriga ou atração sexual. Um exemplo disso é a resposta de um senhor casado há 70 anos para a pergunta "qual é o segredo para o casamento durar tanto?" - "Determinação".

O livro tem alguns "exercícios" para serem feitos individualmente por cada cônjuge ou pelos dois, motivando diálogos sobre as expectativas e emoções de cada um, o estado atual do relacionamento, e o que os dois estão dispostos a fazer para se acertarem ou melhorarem. São DR - discussões de relacionamento, que podem ser muito úteis principalmente para os casais que não sabem mais o que é ter uma conversa de verdade, sem machucar um ao outro.

A mensagem também é que se o casamento era bom, depois de uma crise bem resolvida, ele pode se tornar melhor como nunca foi, não importa o tamanho do problema, o que é um fator determinante é como os dois envolvidos vão encarar isso. No final do livro, há um capítulo altamente inspirador sobre afinal, por que querer ter um bom casamento? São citadas várias pesquisas que mostram que pessoas casadas vivem mais e melhor, tem menos depressão, sentem-se mais felizes do que solteiros, divorciados ou viúvos. (Para quem duvida, como curiosidade, esse link compila citações se determinada coisa ajuda a prevenir ou causar câncer cita 2 fontes para dizer que casamento - Marriage -  previne.)

Os autores são cristãos, e eles sabem que, embora para alguns casais o divórcio não seja uma opção por causa da sua fé, isso não significa que o casamento se torna maravilhoso só por causa da crença deles ou da disposição de ir a igreja. Então também há um capítulo para falar de questões espirituais e como é importante entender o posicionamento de cada um com Deus para que juntos, eles possam se aproximar ainda mais do Senhor e construir um relacionamento mais forte. Em todos os sentidos, esse livro é uma mensagem de esperança.


PS: Eu realmente gosto desse tema, relacionamentos e aconselhamento conjugal - então, amigos que lêem esse blog, não precisam se preocupar com o meu casamento agora :) e se preparem para vários posts até o final do ano - a falta de tempo para escrever no blog não implicou em falta de tempo para ler, e já tem mais 3 posts de livros já lidos até o Natal.

Um comentário:

  1. Taci... gostei dos dois posts!!! Vou tentar ler os dois livros. O e-mail que te enviei voltou.
    um beijo...

    ResponderExcluir