6 de dezembro de 2011

A Concise History of Christian Thought

Editora Baker Academy
Eu peguei esse livro (Uma história concisa do pensamento cristão) há uns 6 meses atrás, na biblioteca da minha igreja (IPAlpha) para ajudar a fazer um trabalho sobre história da teologia para  o curso de estudos teológicos a distância do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper do Mackenzie que eu estive fazendo esse ano (too much information, mas acabei de contar o que mais ocupou meu kindle este ano: textos do curso online).

Na época eu fui direto ao ponto, usando o índice, li o que precisava e pronto. Mas achei tão interessante, um resumo tão bem feito (a parte concisa), que resolvi ler inteiro - mas aos poucos, bem aos poucos, eu diria.

O autor, Tony Lane, começa ali com os Pais da Igreja, e vai seguindo com teólogos tanto da Igreja Católica Ocidental, como Oriental, passa pelos protestantes e chega até bem recentemente (essa edição revista vai até o começo do século XXI). Para cada um, poucas páginas, no máximo 4 ou 5, dando um panorama geral sobre o contexto, as ideias principais da pessoa e um trecho da sua obra principal. Não há nada de enrolação, então cada frase contém muito conteúdo mesmo, é preciso prestar bastante atenção para entender - principalmente porque se trata de discussões filosóficas e teológicas, coisa que a maioria das pessoas nem considera muito, então é todo um esquema diferente de pensar. (Sem mencionar que é em inglês, então é bom um certo conforto com a língua).

Eu gostei muito desse livro mesmo, pois me ajudou a entender bem melhor "como chegamos até aqui", a evolução do pensamento cristão, influenciado pela e influenciando a cosmovisão da humanidade. Não sei se eu teria paciência de estudar cada um dos pensamentos e cada uma das construções doutrinárias com profundidade, por isso a abordagem mais abrangente e breve deste livro me foi suficiente para aprender sobre o contexto da minha fé. Recomendo como introdução para quem tem interesse sério no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário