3 de agosto de 2011

Deu no New York Times

Editora Objetiva - Capa Tita Nigrí
Quem lembra daquele jornalista americano que quase foi expulso do Brasil porque escreveu numa reportagem que Lula bebia, hum, muito? Esse livro é do próprio, Larry Rohter, que tem uma história bem maior com o Brasil, a começar pela esposa que ele conheceu nos Estados Unidos na década de 70.

Sendo correspondente do New York Times aqui no Brasil por anos (mas não só aqui), ele acompanhou muito da história recente do país, não só na política, mas na cultura e sociedade também. Este livro é dividido em seções temáticas - economia e ciência, política, amazônia, cultura e até uma "lula e eu" - em que ele introduz sua opinião sobre o assunto, contextualiza e depois tem os artigos publicados nos últimos anos.

É interessante ver o olhar de alguém de fora, que nasceu em outro "mundo" e ficou curioso para conhecer o país, mas isso não quer dizer que ele seja um apaixonado ou romântico, muito pelo contrário, ele foi bem crítico. Não tem como não concordar com ele em alguns sentidos, e é impressionante como ele cita brasileiros que endossam sua opinião do calibre de Nelson Rodrigues e Tom Jobim, mas também pode ser um pouco irritante alguém com opiniões tão fortes e negativas, defendendo os Estados Unidos. Mas é essa pessoa que admiravelmente, faz reportagens sobre a população de jumentos no nordeste que foi substituída por tratores e carros por causa da melhora da economia, ou a literatura de cordel, ou a xilografia que já chegou no Louvre e a gente nem tem conhecimento. O que a gente não conhece do Brasil enche livros e livros...

Agradeço a Fér o empréstimo desse livro, que morou por meses aqui em casa, mas vai reencontrá-la em breve na sua visita ao Brasil...

2 comentários:

  1. Nossa, querida, lembro que li esse livro há alguns anos e tive uma impressão parecida com a sua... Mas ainda mais grave: o que aconteceu com este livro??? Mais um pra minha lista de desaparecidos.... :-( bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Taci! Viu como eu leio seu blog?! Eu tenho culpa que, se fico dois ou três dias sem ver, vc já colocou 850 livros?
    Então, eu não li, como vc sabe. Maaas, como ando muito crítica com meu próprio país, acho que concordaria com a maioria das opiniões. E deve vale à pena mesmo, porque os comentários do Nelson Rodrigues sobre o Brasil são sempre muito engraçados.
    Vc pode me emprestar, ao invés de devolver para a Fér!
    Bjs,

    ResponderExcluir