11 de junho de 2011

Senhora

Editora L&PM Pocket

Hoje é o aniversário da Fér, com quem eu compartilho uma amizade transatlântica. E para falar dela, eu escolhi um livro com título bem oposto a postagem dela de hoje, já adiantando que eu não a considero uma senhora não!

Nós ficamos muito amigas na 8a série (atual 9o ano e isso denuncia como ficamos velhas rápido ou como o sistema educacional brasileiro muda rapdiamente), e esse livro foi a fonte de uma brincadeira entre nós duas, a qual eu não irei especificar aqui e nem ninguém nos comentários, hein!

De qualquer forma, esse foi um dos primeiros clássicos da literatura brasileira que eu realmente gostei. A linguagem é difícil, é verdade, mas só pelo mudança dinâmica da língua, algumas palavras e expressões que já não se usam mais - e eu gosto particularmente de uma delas: "sentou-se ao pé de Aurélia..." José de Alencar gosta de descrever o pé da mesinha ao lado do sofá da protagonista, como dizem por aí, mas é uma ambientação incrível de uma época que não existe mais. A sociedade é machista e restritiva às mulheres... opa! esse é o exato ponto que torna esse livro interessante!

Para quem não lembra da história, Aurélia é uma moça pobre e bonita que se apaixona por Fernando e ele a troca por uma rica que vem com um dote. Quando ela recebe uma herança do avô, ainda magoada, faz um intermediário negociar o casamento com o Fernando, sem que ele saiba quem é a noiva. O mancebo acorda o valor do dote e fica super feliz no casório quando descobre que se trata da sua paixão de adolescência, mas na noite de núpcias ela deixa claro que "o comprou" e o casamento é de fachada.

Assim como Brumas de Avalon, homenagem de aniversário a outras amigas do mesmo Clubedalulu, esse livro marcou nossa adolescência com exemplo de uma personalidade forte feminina, do poder feminino e... bem, como também nós podemos ser más num relacionamento amoroso (vide exemplo da Aurélia comprando o marido e jogando isso na cara dele).

Mas o final do romance é feliz! E disso nós gostamos mais ainda! Fér, que sua vida de senhora-senhorita seja todo dia um final feliz!

2 comentários:

  1. "Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela."
    hahaha

    Obrigada pelo post, Taci!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Aeee! Aurélia era macho pra caramba! Hehehehe... gostei da referência ao colegial... deu saudadinha daqueles tempos!
    Ah, seu post sobre o livro do Chico resolveu meus problemas de criatividade do dia dos namorados! Hehehheh... o maridón adoooora Chico e essas histórias! Obrigada pela indicação salvadora! hehehehe...
    Bjs
    Paulinha, que só consegue postar comentário anônimo...
    =(

    ResponderExcluir