4 de março de 2011

O retorno

A minutos de sair para o feriadão, deixo aqui uma recomendação de livro para vocês, que a minha mãe comprou e deixou eu ler primeiro, ainda com cheirinho de livro novo, que gostoso... Obrigada, mamy!

"O retorno", da autora inglesa Victoria Hislop, é um romance com direito a saga familiar num cenário pitoresco e turbulento de política e guerra. Ele começa com Sonia Cameron, uma inglesa que gosta de dançar salsa - pois é - indo com uma amiga que também dança passar uns dias em Granada, no interior da Espanha, para fazer um curso de, claro, salsa. (Essa parte realmente me surpreendeu, ingleses dançando salsa?)

Lá, ela conhece o dono de um dos cafés do centro da cidade, Miguel, que acaba por lhe contar toda a história de uma família, os Ramirez: os pais Pablo e Concha, os filhos Antônio, Ignácio, Emilio e Mercedes. Cada um dos filhos é bem diferente do outro, um é professor, outro é toureiro, um gosto de música, e a garota gosta de flamenco. Eu sou apaixonada por flamenco, então todas as descrições de dança, roupa, música, me deixaram boquiaberta. (Particularmente, com muita vontade de ir para a Espanha também).

Logo rompe a Guerra Civil Espanhola, e embora seja uma obra de ficção, eu sempre gosta de acreditar que o autor tenha feito uma boa pesquisa histórica e todos os relatos me impressionaram demais. Nós não aprendemos muito a história espanhola, e essa disputa política que dizimou o país, prendeu muitas pessoas e tornou milhares refugiados me parece muito o noticiário que ouvimos a respeito da Líbia atualmente. Particularmente, há muita descrição dos embates aéreos em que se jogavam bombas em cima de cidades e seus civis, ou metralhava-se pessoas fugindo na estrada. Guernica, tem completamente outro significado para mim agora.

  
O enredo do livro é interessante, mas o ponto principal do livro é o relato sofrido da guerra, toda a história política. (E o flamenco, vai. É lindo demais!)

4 comentários:

  1. Oi, Taci!!!
    Então já terei o livro de volta, e obrigada por não ser tendenciosa nos comentários...
    bjs te amo

    ResponderExcluir
  2. Oi Taci!

    Olha, não sei como é na Inglaterra, mas aqui na França tem um monte de gente que dança salsa, faz aula de salsa - tem em tudo quanto é academia. Não sei te dizer o porquê (fascinio pelos ritmos-quentes-latinos-etc?) mas é fato. Acredito que seja parecido em outros paises europeus tb.
    So' não gosto quando vem um desavisado me perguntar se eu sei dançar salsa. Salsa, não, meu filho. No Brasil é SAM-BA. Nada a ver!

    Beijinhos
    Fér

    ResponderExcluir
  3. Oi Taciana, já tinha incluído esse livro na lista depois acabei retirando porque achei que se tratava de uma série, e estou sem tempo pra qualquer outro livro que envolva muitos volumes no momento, rs...mas a história parece realmente fascinante e acho que vou colocá-lo novamente nas aquisições futuras. Você sabe me informar se há outros volumes que continuam a história?

    beijos

    Sandra
    http://apenasumavez.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Não se trata de uma trilogia não. O outro livro dela, A Ilha, com enredo bem parecido diga-se de passagem, é sobre outros personagens.

    ResponderExcluir