23 de março de 2011

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Atenção, casais e candidatos a casais!

Recomendo fortemente esse livro! Fiquei realmente impressionada, porque eu não esperava um livro tão bom. Parece auto-ajuda e é auto-ajuda, mas da melhor categoria: clara, focada, objetiva. O Gustavo Cerbasi tem a proposta de ensinar educação financeira para casais e ele faz isso de maneira muito simples, embora deixe claro que sabe o quanto o assunto é espinhoso.

Ele dá estratégias claras de como economizar dinheiro (não gastando, claro) mas com um foco claro. E se você espera que ele fale: ah, economizem tudo o que puder e aos 31 anos vocês terão o seu primeiro milhão - nada disso! Ele defende a ideia de que poupar e garantir o futuro é bom, mas que é preciso também ter uma "verba" para celebrações e satisfações de curto prazo.

Como o site dele, Mais Dinheiro, fala: "enriquecer é uma questão de escolha", mas isso não quer dizer que seja um escolha fácil. Ele até fala sobre técnicas para não desistir ou cair na tentação de gastos maior que a renda. Eu não me considero muito impressionável, mas fiquei admirada de como ele consegue motivar a pensar sobre esse assunto e a discutir estratégias como casal, que é o foco desse livro.

O marido já conhecia o site, e a planilha de orçamento que a gente usa a mais de 3 anos veio de lá. Eu não explorei muito (só descobri que ele dá palestras gratuitas em todo o Brasil e recomendo a leitura da seção Seu Plano), mas é um bom ponto de partida para conhecer mais do trabalho desse cara.

Eu recomendo mesmo a leitura por namorados, noivos e casados. Talvez não dê para seguir todas as dicas do Gustavo Cerbasi, mas é possível aproveitar boas ideias aplicáveis no dia a dia. O que eu li (em 2 dias!) é emprestado do meu amigo leitor de trem Vagner, mas eu vou comprar um para mim. Realmente vale a pena!

5 comentários:

  1. Eu li e gostei, mas não tanto quanto você. Principalmente depois que os filhos vem, acho um pouco fora da realidade as coisas que ele fala. Mas ajudou a gente (eu e maridón) a controlarmos um pouco melhor nossos gastos. :)

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ler...!!!!!
    Beijos,
    Tati
    http://comoagarrarummarido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Boa Taci! Eu já tenho mas nunca tinha lido, vou começar hoje. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nós estamos passando uns perrengues financeiros aqui em casa e minha mãe leu e adorou tb!
    Já deu para o meu pai ler tb e tomara que surta efeitos pq, se não, vou ter que começar a matar cachorro a grito pra vender de churrasquinho... rsrsrs
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. eu li já faz um tempo, preciso reler

    ResponderExcluir