7 de fevereiro de 2011

Lord of the flies

Eu esbarrei nesse livro com título diferente, Senhor das Moscas, pelo menos umas duas vezes na vida - inclusive por um ilustre desconhecido que o sugeriu, admirado pelo meu gosto por leitura (ao ler num ônibus em pé, em movimento).
Assim, ao receber meu admirável-brinquedo-novo, o kindle (que receberá um post especialmente em breve), foi o livro que eu procurei para comprar.

A história basicamente é de um avião que cai numa ilha, onde os únicos sobreviventes são meninos, na faixa de 6 a 12 anos. Enquanto a maioria pensa que tudo é brincadeira, e se empaturra de frutas para, ato contínuo, ter diárreia, alguns tentam organizar uma "sociedade". Há dois focos principais: manter um fogo aceso para ter um sinal para serem resgatados e matar um porco e comer carne. Eu achei muuuuuuito parecido com Lost, aparece até um monstro!

A princípio, eu achei que seria interessante - como crianças se organizariam sozinhas, mas o livro vai por uma tendência mais bruta e selvagem. É de impressionar realmente. Com certeza dá um debate sobre a maldade humana (conceito no que eu acredito, mas sempre me assombra).

Depois de terminar de ler, fui ver o resumo da wikipedia: se trata de alegoria, e há várias simbologias que eu de certo não compreendi na hora. Mas o autor, William Golding, não podia ganhar um Nobel a toa. (Se você for ler o livro, não leia a wikipedia - os acontecimentos surpresas são mais legais - eu não contei muita coisa - e o estudo sociólogico / antropológico que é importante).

Vale comentar que é um inglês meio difícil, e uma narrativa bem descritiva (principalmente de paisagens), com alguns saltos nos acontecimentos. Ou seja, exige um cérebro bem atento e alerta para não perder um detalhe e de repente ficar perdido (aconteceu comigo e eu tive que voltar várias vezes, hahahahaha).

Para quem se interessa por livros sobre crises e Literatura assim, com Nobel.

6 comentários:

  1. Li esse livro em Inglês com 14 anos. O filme é muito bom também. É chocante, mas é muito bom mesmo. Gosto muita da cena da porca. É parecido com Lost por que foi a principal inspiração deles para escrever o seriado. Em breve farei a resena del lá no Vaquinha tb. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Taci!
    Ja' tinha ouvido falar deste livro, mas não sei... Não sou muito fã de historias viajantes com moral no fundo, tipo a Revolução dos bichos.
    Beijos

    Fér

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que legal... gostei... vou colocar na lista de leitura...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. @ Carol, tem sim em português, se chama Senhor das Moscas, não é difícil de achar. :)

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a sua dica! ;) não conhecia esse livro!

    ah, espero ansiosa pelo post sobre o Kindle! =)

    ResponderExcluir