15 de agosto de 2010

Água para elefantes

Esse livro é um romance muito legal por 2 motivos: o narrador "viaja no tempo" e é sobre um assunto bem diferente: o circo.
Primeiro, a viagem no tempo é quando o autor fala sobre sua vida "agora" aos 90 anos e quando ele tinha 20 e poucos anos, recém-formado. Sempre na primeira pessoa, é legal ver como tudo muda ao longo da sua vida, seu relacionamento com as pessoas, suas perspectivas - se antes você pode tudo, agora é difícil levantar da cama sem ajuda, se antes você tinha uma vida pela frente, agora é lembrar do que ficou para trás. Poderia ser muito melancólico, mas estamos falando de um velhinho muito simpático e até bem humorado, o que deixa tudo mais leve.
Segundo, não se trata do circo de hoje, mas o da década de 30 nos Estados Unidos. A autora, Sara Gruen, descreve no posfácio a pesquisa que fez, super completa, então eu já vou dizer aqui que vários dos acontecimentos do livro são inspirados em fatos reais, por mais estranhos que eles possam ser.
O circo andava de trem, tinha uma diferença entre artistas e trabalhadores (que viabilizavam o espetáculo). Os mais diferentes animais viajavam juntos (leões, hipopótamos, cavalos, girafas, macacos) em condições péssimas, era verdade, mas a condição dos trabalhadores era ainda pior do que a dos animais.
Mas quando eles chegavam na cidade, faziam o desfile e chamavam para o espetáculo, era o maior espetáculo da terra, e o momento de diversão e magia de um povo que vivia uma desilusão tão grande (a Depressão).
Eu adoro esses livros que nos inserem numa outra realidade (seja ela real ou imaginária) e essa é uma delas, com uma história apaixonante - do velhinho narrador, de uma artista e, acreditem, uma elefanta, Rosie.
Agradeço ao meu cunhado Luiz, que deixou o livro vim passear em são paulo!

2 comentários:

  1. livro é muito bom, pq a gente entra num universo completamente diferente do nosso... adoro história, saber como as pessoas vivam, como a humanidade evoluiu...

    eu tenho 3 anos de casada tbm rs fiz em março desse ano

    ResponderExcluir
  2. A versão hollywood desse livro já está em fase de pós-produção... E é estrelada pelo Robert Pattinson, Reese Whiterspoon e Christopher Waltz (que ganhou o Oscar esse ano por coadjuvante em Bastardos Inglórios)... Vai ser um filmaço, ao que parece!

    ResponderExcluir