25 de agosto de 2010

O último olimpiano

Finalmente, li o último livro da série Percy Jackson, a qual eu já tinha anunciado nesse post aqui. Ah, como eu adoro livros infanto juvenis! E séries são especiais, porque é mais tempo para você curtir os personagens e uma história (mais tempo relativamente, afinal, cada um deles dessa coleção é sim para ler em 1 dia).

Na definição do meu amigo Lucas, o Percy Jackson é um Harry Potter melhor, porque sai a bruxaria e entra a mitologia grega (e obviamente ele curte os antigos deuses). No início da saga, são muitas as similaridades: o pré-adolescente, depois de ter passado por vários episódios estranhos em sua vida, tem uma revelação de que na verdade é "especial", vai para uma escola (acampamento de férias no caso) com outros especiais, e, para deixar mais emocionante, existe uma profecia sobre o jovem, que trará problemas, mas ele não foge à responsabilidade, e no final, vai ser uma grande lição de moral. Ah, claro, para todas as aventuras, ele terá uma amiga super inteligente e um amigo meio bobo mas fiel.

Viu a fórmula? Ok. Ela funciona, certo, então, paciência.

No caso, Percy Jackson descobre que é um semi-deus, ou herói, filho de Poseidon com uma humana (sua mãe). Sim, porque os deuses gregos continuam existindo, como sempre existiram, acompanhando os centros de poder da civilização por isso que agora o Monte Olimpo fica numa dimensão acima de Nova York. Ele vai para o tal acampamento, conhece outros jovens especiais que vão para lá aprender mais sobre seus poderes, e fica amigo de uma filha de Atena (a garota sabichona) e de um centauro (de bom coração e confuso). Existe uma profecia dada pelo Oráculo de Delfos que uma escolha dele (o herói) vai definir o destino dos deuses antes de ele fazer 16 anos. Mas antes disso acontecer, muita confusão vai rolar, mas bem específicas - uma por ano, uma por livro, como no HP (ele começa a história com 11 anos).

Diferente do Potter, ao invés de acompanharmos a vida dele durante o longo ano escolar (e nas férias não acontecer nada), cada livro cobre um período de uns 7 dias, e no resto do ano não acontece nada. Mas é muita aventura concentrada - tudo acontece muito rápido, muita confusão, lutas, viagens, e etc - realmente mais dinâmico nesse sentido.

Para quem gosta de mitologia grega, obviamente, é um prato cheio. Eu conheço alguma coisa e já achei bem legal. Existem muitas referências a deuses maiores e menores, picuinhas internas e personalidades - o livro explica um pouco sobre a mitologia, mas se você entende, vai aproveitar bem mais. Tem um romancezinho, algum esforço intelectual e estratégico por parte dos personagens (principalmente a filha de Atena) mas as coisas são resolvidas bem mais na "paulada" - acho que esse livro apela mais aos garotos, mas é uma impressão contraditória, porque eu gostei, hehehe.

Claro que eu recomendo a coleção inteira para se divertir mesmo, já avisando que vem mais por aí como prometido pelo autor (mas possivelmente não com os mesmos personagens). Ah, cuidado, pode viciar e tirar algumas horas do seu sono!

2 comentários:

  1. eu cinheci a série quando lançaram o primeiro filme, ainda não li nenhum dos livros... mas já está na minha listinha rs

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Já li todos os livros da saga, me interessei por eles quando lançou o primeiro filme, ganhei o ladrão de raios no meu aniversário, depois do primeiro nao consegui mais parar de ler. Imagino o Percy como o Logan Lerman, claro, mas a Annabeth nao se encaixa como a moça do filme, falando no filme, Mar de Monstros está com a estréia prevista para o primeiro semestre de 2013. Adorei seu blog,suas criticas sobre certos livros,mas como uma garota de 14 anos prefiro os livros de infanto juvenis! E como você comentou em seu outro post, sobre o livro Goddess of Light, já li o livro, nao é mto bom, mas a saga The House of Night é maravilhosa, o primeiro livro é entediantek, mas você nao se arrepende se continuar a ler.
    Beeijos

    ResponderExcluir