20 de junho de 2010

Gamines

Esse é um dos livros que eu comprei na viagem, ousadamente em francês. Não que eu saiba muito francês, mas dá para me virar lendo. E quando não dá, salve o Google, que me informou que "gamines" são "meninas". E no caso desse livro, 3 irmãs, cuja mãe é divorciada, o pai sumiu, a família é italiana, e elas vivem em Lyon. O livro começa com a autora, a filha número 2, Sybille, com 10 anos, então a linguagem é muito simples, com muitos diálogos e pulos temporais. Você vai descobrindo a história das garotas por meio de comentários dos personagens e alguns fatos soltos, sempre pela ótica de uma delas. Gosto disso, parece que você está espiando a vida de uma pessoa (e é muito mais rico que uma revista de fofocas, hahaha).
Pela wikipedia, descobri que a autora Sylvie Testud é mais atriz que escritora, e eu comprei o livro porque tinha um adesivinho dizendo "Prêmio dos leitores em 2008" e o preço estava ótimo, claro.
Ania, eu te empresto, óbvio!

Um comentário:

  1. me empresta sim taci, claro! mas tenho um monte de pendências literárias, então vou ter que esperar um pouco.
    Acabei de terminar de ler A Cidade do Sol - Aí sim descobri de onde você tirou o nome Aziza! Afeee, ainda bem que você desistiu de colocar o nome da sua filha de Aziza...

    Comenta os livros afegãos Taci!

    ResponderExcluir