14 de abril de 2010

Next Generation Leader

Sim, se o título do livro é "Líder da próxima geração", você pode esperar algo como "auto-ajuda", fórmulas para vencer, ter sucesso, ganhar mais dinheiro e etc.
O subtítulo é "Cinco (conceitos) essenciais para aqueles que irão moldar o futuro". Viu, você já consegue visualizar que aí vem uma receitinha de bolo.
Finalmente, você chega a orelha do livro, e vê que o autor é um tal de Andy Stanley, pastor da igreja "North Point Community".
Pastor?
O que esse cara vai entender de liderança? O cara trabalha numa Igreja. I-gre-ja.
Pronto, o livro já te surpreendeu.
E continua a surpreender, porque o cara apresenta muito claramente o assunto, dando exemplos práticos, "situações", dicutindo conceitos a fundo.
Aí vem um capítulo cristão, com um exemplo bíblico do "conceito" ou "característica" que ele está apresentado - nós vamos Davi, Salomão, os Apóstolos, Josué, de um ângulo diferente, fazendo o que o autor (que tem experiência em formar líderes e desenvolver pessoas) recomenda.
Veja bem, ainda é uma fórmula, e pode ser uma simplificação, mas é realmente muito coerente, e é interessante ver a base bíblica disso, algo que você pode aplicar na sua vida profissional, e em suas atividades dentro e fora da Igreja.
By the way, as cinco características são: competência (entender o seu talento e desenvolvê-lo), Coragem (até para dizer não), Clareza (ou assertividade em comunicar sua visão), Treinabilidade (ou o termo famoso: coachability, ou ser capaz de ser orientado, treinado) e por fim, e mais básico, Caráter (e aqui ele cita que a maioria das pessoas, de acordo com pesquisas feitas nos estados unidos, valorizam em primeiro lugar a honestidade daqueles que eles seguem, ou seja, os líderes).
Acho que esse livro ainda não foi traduzido aqui, mas recomendo para aqueles que leem em inglês, a linguagem é simples, sem muitos floreios ou vocábulário técnico. Eu, pessoalmente, agradeço ao Leo Alvo, por alimentar faz tempo a minha fome de livros e de conhecimento.

2 comentários:

  1. Não acho tão surpreendente assim um pastor entender de liderança... Aliás acho importante para o papel, que para mim seria guiar a sua comunidade na religião - isso não é liderança?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ah, fér, guiar a comunidade na religião seria ensinar, passar o sermão, função do pastor sim. Mas a "vocação pastoral" está mais relacionado a "cuidar das pessoas" - como o pastor cuida das ovelhas.
    O legal desse cara é que ele tem esse ministério de desenvolver líderes, para assumir atividades dentro e fora da Igreja, não é um talento de todos os pastores, com certeza!

    ResponderExcluir