25 de abril de 2010

Histórias de um elevador

Esse é um livro exclusivo - eu mesma tive que escanear a capa, pois não encontrei na internet! A autora é Fernanda Maria, vulgo esposa do Pião, amigo de infância do meu marido, Daniel Trigo. Ela escreveu, publicou através de uma editora laboratório do curso de editoração da USP. Aí finalmente ela distribuiu como lembrancinha do casamento dela ano passado - e eis que o livro está dedicado ao meu marido, o qual realmente esteve lá.
A história é escrita em primeira pessoa por um dos personagens "Emílio, o Narrador", mas algumas incursões também em primeira pessoa dos outros três personagens principais - Silva, Almeida e Dani (esse último, uma mulher). O ponto de partida é a entrada dos 4 numa empresa, no mesmo dia, seus sonhos e projetos.
A proposto logo de cara é fazer um realismo fantástico, com referência direta a Gregor Samsa, de A metamorfose. Entretanto, pessoalmente, acredito que o livro é mais um nonsense geral. É bem escrito (com exceção de vários "cafajestes" escritos com "g", hahahaha), e tem boas ideias, mas embora tenha uma proposta popular, não é daqueles livros que "fluem", e eu passei a semana inteira lendo (junto com outro material do trabalho, é claro, mas até eu estranhei o tempo que eu demorei para ler.)
De qualquer forma, admiro a garota (que eu não conheço, ela é diplomata em Brasília totalmente), que escreveu esse livro enorme (~350 páginas) e correu atrás de sua publicação. Espero que seja motivação para outras pessoas!!! Conheço alguém que eu adoraria ver o livro publicado!!!! Para os demais, está disponível para empréstimos!

Um comentário: