28 de abril de 2010

Dez anos no mar

Editora Record

Mudando completamente de assunto, li o livro da Família Schürmann, escrito majoritariamente pela mãe, Heloísa, contando como foi que eles passaram dez anos no mar.
A história parece muito louca para ser verdade em alguns momentos, é uma família " financeiramente normal" (sem um poder aquisitivo alto), que resolve pegar os filhos de 7, 10 e 15 anos e fazer uma viagem de volta ao mundo num barco. Simples assim.
E a história vai sendo contada de maneira tão simples e direta, sem nenhum floreio, que você fica pensando: "nossa, a vida real é assim mesmo, sem musiquinha de fundo ou frases melosas para dramatizar".
É muito admirável também como eles encaram o desafio, que eles chamam de sonho - basta coragem de correr atrás.
E não é que tenham problemas - e muitos ocorrem, como "quase-acidentes" com outras embarcações, taxas exorbitantes, falta de dinheiro, furtos, um desmastramento no meio do mar, um vazamento de gás dentro do barco, ou até nativos se comportando estranhamente numa ilha do pacífico. Mas é admirável como eles encaram tudo isso, sem se abalar ou ficar se lamentando, continuando em frente rumo aos sonhos.
Não dá para contar todos os detalhes, mas uma das partes que eu mais gostei foi das visitas a diversas ilhas do pacífico, com tribos isoladas e com costumes muito diferente dos nossos. Coisas como pedir marido emprestado por uma ou duas noites só, para ter filhos loiros ou o marido arrancar os dentes da frente da mulher se ela É uma boa esposa e as mulheres com dentes terem vergonha de mostrá-los...
Nesse momento, é muito bom ser ocidental, não?
Esse livro é meu, advindo de uma troca de livros na empresa do meu marido, diponível para empréstimos!

2 comentários:

  1. Oi Taciana, sou irmã da Maristela Rangel(Tela) e ela me comentou do seu blog, eu estou gostando demais!
    Parabéns!!!
    Eu quero muito saber como funciona os empréstimos de livros?
    Estarei sempre aqui lendo seu blog!!
    Amei demais!!
    Beijos,
    Carol Rangel

    ResponderExcluir
  2. Oi Taciana,
    Hoje procurando na internet li seu blog e comentário de meu livro.
    Achei bem legal como você escreveu e descreveu nossas vidas em Dez Anos no Mar.E é assim mesmo quando estamos em busca de nossos sonhos, arregaçamos as mangas e trabalhamos para que tudo aconteça e nossos sonhos se realizem.
    Escrevi outro livro sobre a história de nossa filha Kat.Pequeno Segredo - As lições de Kat para Família Schurmann. Uma viagem diferente sem musiquinha de fundo tambem.
    Abs,
    Heloisa Schurmann
    Continue escrevendo.

    ResponderExcluir