26 de outubro de 2017

Gone with the wind

Editora Prabhat Books

Eu lembro de pedir para a minha mãe para assistir E o vento levou na TV, numa sessão noturna de filme da globo, de tão impressionada que eu fiquei com a propaganda. No entanto, não lembro de muita coisa do filme em si - então ler o livro agora, quase 20 anos depois, foi uma experiência totalmente nova.

É um romance daqueles, escrito por Margaret Mitchell, num contexto histórico incrível que é a guerra da Secessão nos Estados Unidos (quando o Norte brigou com o Sul por conta dos escravos).

Scarlett O'Hara é a mocinha não convencional, sem papas na língua e pronta para fazer inimizades. Rhett Butler também é um galã não convencional, pronto para chocar a sociedade conservadora e se dar bem no processo (mas ouso dizer que ele ainda sim consegue ser mais ético e moral que a Scarlett).

É uma história de amor, e também de sobrevivência e prioridades na vida. É um mundo completamente diferente do nosso - e também não muito. Eu gostei de ver um livro "feminista" de quase 100 anos (não exatamente com relação a Scarlett em toda sua trajetória, mas em partes dela).

Eu realmente gostei de ter lido esse livro, e poder ver como as pessoas da época do livro (1936) viam essa época da história americana - não dá muito para afirmar que era tudo daquele jeito mesmo. E vê-se como o livro tem apelo, o filme foi lançado apenas 3 anos depois! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário