20 de outubro de 2017

A música do silêncio

Editora Arqueiro - Capa Miriam Lerner

Patrick Rothfuss criou uma trilogia, mas só escreveu dois livros. E não há nenhuma perspectiva de fazerem uma série sobre seus livros, o que nos deixa em suspenso indefinidamente sobre quando saberemos o desfecho da história. (Ele tem um blog. Ele escreve muito nesse blog. Ele não fala sobre o 3o livro. Há boatos que ele só vai publicar o 3o livro quando vender os direitos para a indústria cinematográfica. E os leitores? Paciência. Assim, eu não gosto dele e me arrependi um pouco de ter começado a ler seus livros - o primeiro é mais ou menos, o segundo é melhorzinho).

De qualquer forma, ele publicou esse spin off sobre uma de suas personagens mais enigmáticas, Auri, que vive no subterrâneo da universidade. Na descrição do livro, ele diz que essa não é uma história tradicional, que é para quem gosta de mistério e segredo. De qualquer forma, o título original porcamente traduzido para "A música do silêncio" diz mais sobre o livro do que se pode achar num primeiro momento. O título é algo como "O lento conhecimento das coisas silenciosas" (The slow regard of silent things), ou seja, o livro é lento e cheio de adjetivos.

O texto é curto, pouco mais de 100 páginas, mas é basicamente muito descritivo - todas as coisas - TODAS AS COISAS - são personificadas, e a personagem Auri as ouve, as compreende, as nomeia, fala com elas. Ela passa por uma escada, e a considera x e y, e fica procurando o seu nome. Ou ela vê um objeto e percebe que ele não está feliz ali e vai encontrar uma prateleira com companhia que lhe seja agradável. 

Aí você pode considerar a beleza e poesia disso - não só da história, como da própria personagem - ou você pode considerar tudo uma loucura. O autor reconhece isso e avisa o leitor na descrição, tudo muito coerente.

Eu?

Só gostaria que ele publicasse o terceiro livro. É pedir muito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário