13 de maio de 2017

Guia de uma ciclista em Kashgar

Editora Intrínseca - Capa Sarah Greeno

Esse livro eu escolhi primeiro pela capa - a combinação de cores e um desenho delicado. Depois pelo título - Guia de uma ciclista em Kashgar: uma ciclista? onde fica Kashgar? E, em terceiro, pela descrição breve da história, que cruza uma inglesa na Londres atual e outra mulher, há mais de 100 anos, numa missão cristã na oriente.

Kashgar, é uma cidades mais ocidentais (geograficamente falando) da China, perto do Uzbesquistão. No livro, Evangeline, sua irmã e uma amiga tem sua viagem missionária interrompida nessa cidade a ajudar o parto de uma adolescente - que morre, e as pessoas querem julga-las culpadas. Estamos na década de 20, e são 3 mulheres jovens inglesas viajado sozinhas pela Ásia. É sempre algo que não acharíamos que fosse possível, mas deveria ser (não em grande escala, claro, mas ainda assim possível).

Ao mesmo tempo, conhecemos Frieda, uma mulher solitária em Londres que ajuda um árabe chamado Tayeb, provavelmente ilegal e sem onde morar - e cá estamos no assunto atual de imigrantes e refugiados.

O livro de Suzanne Joinson é realmente interessante por unir personagens femininas fortes e não usuais, sem ser piegas ou combativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário