12 de julho de 2013

Les Yeux Jaunes des Crocodiles

Editora Le Livre de Poche
Eu estudei só uns dois anos de francês, mas eu consigo ler livros nessa língua mais por força de vontade do que por proficiência. Com um pouco de paciência, por ser uma língua próxima do português, é ótimo exercitar a dedução lógica para o significado: ver o que a palavra lembra e pensar em sinônimos - aí é só confirmar no dicionário. Ainda mais se o livro é bom, como "Os olhos amarelos dos crocodilos", aí sim é entretenimento garantido.

Esse livro da Katherine Pancol acompanha a vida de Josephine, casada, duas filhas, em Paris (mas o interessante que os crocodilos do título não são metafóricos como pode parecer). Eu a-do-rei ela, uma heroína normal, embora dê vontade de sacudi-la às vezes para falar: "acooooorda". Muito bom entrar num livro assim!!

Vale a pena deixar aqui o texto da contracapa do livro, muito bonito, numa tradução livre minha:

Esse romance se passa em Paris. E ainda nos deparamos com crocodilos. Esse romance fala dos homens. E das mulheres. Aqueles que nós somos, aqueles que queremos ser, aqueles que não seremos jamais, aqueles que nos tornemos talvez. Esse romance é a história de uma mentira. Mas também uma história de amor, de amizades, de traições, de dinheiro, de sonhos. Esse romance é cheio de risos e de lágrimas. Esse romance é a vida.

Trata-se de uma trilogia, e muito me interesse ler os próximos! (Aqui no Brasil, só o primeiro foi publicado... espero que venham aí os outros!)

4 comentários:

  1. Uma pena não ter em português os outros pq eu não sei nada de francês, infelizmente, e me interessei pela história.

    ResponderExcluir
  2. Ah! Posso colocar o segundo no correio, se você quiser :-)
    O segundo é melhor que o primeiro e o terceiro é o melhor de todos!

    ResponderExcluir
  3. Taciana, meu nome é Liliane e quem me falou de você foi a Mariana (fisioterapueta) que competentemente, pacientemente e carinhosamente tem cuiaddo de mim. Adoro o idioma francês, e embora não tenha nehuma fluência, me senti estimulada a tentar depois de ler seus comentários. Também sou Engenheira, mas hoje minha atividade principal é cuidar das minhas duas livrarias. Será uma alegria receber sua visita quando estiver na cidade. Sei através da Mariana que você teve nenê recentemente, então tenho um livro para te indicar: "A Auto Estima do Seu Filho" de Dorothy C. Briggs. Li esse livro após ler um comentário de Stephen Kanitz sobre ele e foi muito importante para mim e minhas duas filhas. Parabéns, adorei seu blog

    ResponderExcluir
  4. Fico super feliz de incentivar as pessoas a lerem mais, Liliane! Muito obrigada pela dica, vou procurar esse livro!

    ResponderExcluir