31 de janeiro de 2013

Guia Politicamente Incorreto da Filosofia

Editora Leya - Capa Ana Carolina Mesquita
Às vezes, modinhas chegam na literatura e se tornam irresistíveis... Se "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" fez sucesso, vamos aproveitar, pegar um tema um pouco mais espinhoso e ver se vende como "Guia Politicamente Incorreto da Filosofia"... Talvez tenha atraído um público maior, mas o título não é coerente mesmo com o livro, mas o subtítulo sim: "Ensaio de Ironia".

Luiz Felipe Pondé destila capítulos bem irônicos sobre as principais ideias correntes do politicamente correto atual - pincelando aqui e ali a origem de uma teoria filosófica ou um filósofo  Não é uma versão irônica e resumida do "Mundo de Sofia" como poderia se esperar.

Posto isso, afirmo que o livro é muito bom. Ele é incômodo, da maneira como o autor propõe que seja, porque foge do discurso que se vê muito na mídia e na boca de intelectuais por aí. O livro faz pensar e ainda serve de mote para discussões com os amigos - sobre feminismo, política, romantismo, sexualidade, riqueza, justiça social e outros aspectos comuns da vida humana. Só é preciso tomar cuidado para escolher o seu interlocutor para uma discussão dessas... Provavelmente com ninguém que se leve muito a sério... :) 

3 comentários:

  1. Adorei o livro e resolvi ler A Revolta de Atlas por conta disso. Estou nas primeiras páginas.

    ResponderExcluir
  2. Achei esse livro um verdadeiro desastre e uma prova cabal da vontade de interpretar muiiito mal a filosofia. Sabendo que o autor é filósofo de formação só posso chegar à conclusão que agiu de pura má fé.Um exemplo qualquer um que tenha estudado com um pouquinho de seriedade Platão e Nietzsche jamais os colocaria como aliados em qualquer tipo de pensamento, como o autor faz. Um absurdo em termos de rigor filosofico da primeira até a última página.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida o pior livro já publicado no Brasil! Deveria se chamar "Ataque de histeria da elite invejosa paulistana"

    ResponderExcluir