5 de agosto de 2012

Our Mutual Friend

Editora Wordsworth
É claro que eu acabei de ler esse livro e estou altamente impressionada, e você pode argumentar que é uma escolha precipitada, mas posso dizer que o meu personagem preferido de Charles Dickens é Jenny Wren, do livro "Nosso amigo comum"? Ela é totalmente adorável, e eu ficava alegre toda vez que ela aparecia na história, para ver seus comentários perspicazes e engraçadinhos, sua visão de mundo que traz muito do que ela é, uma história que entendemos aos poucos, através da sua relação com seu "filhinho" (na internet, descobri que há trabalhos de psicologia inteiros a partir dela). Jenny também tem uma profissão muito peculiar: é estilista de boneca - ela vê os vestidos na saída dos teatros e na entrada das festas, e reproduz com perfeição em suas pequenas clientes, que são muito apreciadas na sociedade londrina. Jenny Wren é um amor e eu me apaixonei por ela, um dos pontos altos desse enorme livro.

"Nosso amigo comum" é a última obra completa de Charles Dickens, e foi publicada em capítulos ao longo de 18 meses, e eu achei o começo bem lento - vários personagens são apresentados com detalhes, várias histórias são abertas, como sempre, sem muito explicar para o leitor como elas vão se entrelaçar lá na frente. Logo em seguida, estamos torcendo para o mocinho e a mocinha, com raiva de outros personagens, totalmente envolvidos com a vida dessas pessoas. Justamente por ter personagens muito reais, Dickens faz críticas a sociedade inglesa e uma discussão sobre a relação com o dinheiro e os valores humanos, algo extremamente atual em qualquer lugar do mundo capitalista.

Para completar, é esse mesmo que Desmond, de Lost, carrega para cima e para baixo para ser o seu último livro antes de morrer. Vou dizer, pessoal, que ele realmente precisava ser avisado com antecedência sobre a a ocasião, porque ele tem 500 páginas. Mas é para morrer feliz.

* Eu li esse livro no Kindle, em inglês, de graça. Não conheço versão em português desse livro, infelizmente.

9 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Meu nome é Tiago, sou de Belo Horizonte, Minas Gerais, e comento como um leitor-fã de Dickens! Quero muito ler esse livro, "Nosso amigo comum", porém acho que terei dificuldades em achar a versão em português. Como vc conseguiu? Ou leu a versão original? Aguardo retorno. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Enviei um email à você. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tbm gostaria de ler este livro, tem a versão em português para me mandar? Grata. renatapearis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Por favor também quero muito ler esse livro me mande se puder!
    irisffs@hotmail.com Grata

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, eu li a versão em inglês para o kindle, é gratuito via Amazon. Desconheço uma edição em português, infelizmente...

    ResponderExcluir
  6. por favor se vc tiver ele ainda na versao portugues manda p mim? eu ja procurei em tudo q site e nao encontrei...obrigado

    j_fernands@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, também gostaria da versão em português. Se puder me enviar o link em PDF ou o site em que comprou... agatha.fernanades@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá

    eu tambem apreciaria se pudesse me enviar este livro por email

    lemuslera@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostaria de saber se quando você leu este livro foi em inglês mesmo ou em português? Eu gostaria muito de lê-lo, então se você tivesse uma versão em português e pudesse mandar para o meu email, ficaria muito grata.
    >> nicolletavares@yahoo.com.br <<

    Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir