16 de dezembro de 2011

Desperate Marriages

Editora Northfield Publishing - Capa The DesignWorks Group
Eu ia começar escrevendo que "um casal amigo meu está enfrentando dificuldades no casamento...", mas vocês não iriam acreditar, claro, né? Então não vou falar nada de motivos para comprar esse livro no Kindle, vou focar no livro mesmo, que é muito bom.

O título é "Casamentos desesperados - caminhando em direção a esperança e cura em seu relacionamento", do mesmo autor de As Cinco Linguagens do Amor, Gary Chapman. Ele já foi piblicado em 1998 com o título de "Loving Solutions", e como tradução de título de livro aqui no Brasil é complicado, eu acho que se trata do livro "Castelo de Cartas" da editora Mundo Cristão.

Como todo livro de auto-ajuda, ele apresenta uma fórmula simples, e nesse caso, mostra como ela pode ser aplicada nas mais diversas situações que podem levar um casamento a uma crise: como um cônjuge workaholic ou alcoólatra, controlador ou infiel, que abusa verbal ou fisicamente seu parceiro, ou então que foi abusado sexualmente no passado. O livro pode ser lido pelos dois (quem está sendo magoado ou quem magoou e agora está querendo mudar), mas reforça que um dos dois pode começar a mudança pela restauração do casamento sozinho e que há muitos casos de sucesso em que o outro foi tocado e também se comprometeu a batalhar pelo relacionamento.

Primeiro, ele apresenta 4 mitos em que as pessoas acreditam:

1) O meu estado da mente é determinado pelo meu ambiente.
2) Pessoas não podem mudar.
3) Quando você está num casamento ruim, você só tem duas opções: se resignar a uma vida de miséria ou cair fora.
4) Algumas situações são sem esperança.

E então ele apresenta o que chama de Reality Living, ou Vivendo na Real, baseado em 6 princípios que podem realmente mudar a sua vida:

1)  Eu sou responsável pelas minhas próprias atitudes (pare de culpar o mundo!)

2) Atitudes afetam ações. (atitudes positivas geram ações positivas.)

3) Eu não posso mudar os outros, mas eu posso influenciar os outros (não devemos manipular o outro, mas suas ações positivas podem gerar mudanças no outro.)

4) Minhas ações não são controladas pelas minhas emoções (nem que você tenha que respirar fundo antes de falar alguma besteira, você consegue.)

5) Admitir as minhas imperfeições não significa que eu sou um fracasso (isso é realmente verdade, sempre.)

6) Amor é a arma mais poderosa para o bem no mundo (ou seja, não tente conseguir um bom retorno com ações de ódio e raiva.)

É realmente inspirador poder ver as as histórias que foram modificadas por meio dessa "formulinha", que obviamente envolve também muita força de vontade e às vezes meses e meses de terapia e aconselhamento. Não há mágica, claro. Mas casamento nenhum se sustenta com mágica mesmo.

2 comentários: