15 de outubro de 2011

As cinco linguagens do amor

Editora Mundo Cristão - Capa: Celso Carpigiani

Se eu fosse indicar 2 livros para casais recém casados (ou quase casando, ou mesmo muito depois), eu escolheria Casais inteligentes enriquecem juntos e esse aqui: "As cinco linguagens do amor", de Gary Chapman.

Sim, é um livro de auto-ajuda. Sim, ele oferece uma "modelagem" do ser humano em que não necessariamente todo ser humano vai se "achar" (eu já vi acontecer), mas ele pode ser um ampliador de visão no que tange o relacionamento entre um homem e uma mulher.

O autor criou uma teoria de que há 5 formas de você se sentir amado (ou demonstrar seu amor), e ele colocou nomes simpáticos para isso: Qualidade do Tempo, Toque Físico, Receber Presentes, Formas de Servir, Palavras de Afirmação. Cada pessoa tem sua forma preferencial, que "enche o tanque emocional" mais rapidamente. Então, se você gosta de ser elogiado em público, ouvir palavras bonitas sobre si mesmo (Palavras de afirmação), se o seu cônjuge lhe encher de presentes (Receber Presentes) não vai ter o mesmo efeito do que se ele fizesse um simples (e barato) elogio.

A questão é que a gente tende a querer amar os outros como é bom para si mesmo (e isso tem a ver um pouco com o histórico familiar). Se a mulher acha que a forma de ela dedicar seu amor para o marido é servindo-o (faz a comida, lava a louça, lava a roupa, passa, limpa a casa, etc - Formas de Servir), mas na verdade tudo que ele quer é que ela pare e fique do lado dele, tranquila, conversando (Qualidade de Tempo) ou fazendo carinho (Toque Físico) há um descompasso na vida desse casal. Ela faz muito esforço em uma área, sem ter muito retorno (ele se sentir amado e valorizado), enquanto algo mais simples teria um efeito bem melhor.

Gary Chapman é um pastor cristão, mas ele também é um psicólogo e antropólogo, e escreve o livro principalmente sobre essa perspectiva, então eu acho que pode funcionar para (praticamente) todo mundo. Ele possui um site voltado para casamento e vida familiar, se você quiser fuçar.

Existem outros livros escritos sobre a mesma temática: As 5 linguagens do Amor de Deus, As 5 linguagens do Amor da Criança, do Adolescente, etc, mas esses eu não li e eu acredito que seja empolgação editorial mesmo. Dá para você expandir o que você lê nesse livro para outros aspectos da sua vida facilmente (como com irmãos ou amigos).

Esse é um livro que vale a pena ler só pelo retorno imenso e real que pode ter em uma das áreas mais importantes da vida de alguém: a vida compartilhada com seu amor.



3 comentários:

  1. eu acho que ficou bem parecido, pelo o que vc descreveu, com o SuperMotivado da Tamara Lowe, mas focado para a vida amorosa. Não gosto muito de livros assim, mas acredito que pode sim ajudar algumas pessoas. Boa resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Taciana!
    Acabei de conhecer seu blog e gostaria de parabenizá-la pela iniciativa de resenhar suas leituras e compartilhá-las conosco. Sou professora de língua portuguesa e amo ler.
    Também me interesso muito por esse tema de relacionamentos e tenho vários livros do Gary Chapman. Gosto muito da abordagem bíblica que ele faz. Citando um trecho que gostei nesse livro: "É por este motivo que amar a quem
    não nos ama é extremamente difícil. É algo que vai além
    de nossas tendências normais. É preciso confiar
    profundamente em Deus para poder fazer isso. Creio
    que Ele a ajudará, se você ler novamente o sermão de
    Jesus sobre o amar os inimigos, ou seja, a quem nos
    odeia e nos usa. Depois, peça a Deus ajuda para colocar
    em prática os ensinos de Cristo."
    Eu concordo com ele, pois amar dessa forma, só com a ajuda do Espírito Santo.
    Eu creio que isso não é autoajuda, mas procurar a Ajuda do Alto. :)
    Abraço.
    Débora.

    ResponderExcluir