24 de dezembro de 2011

A Bíblia em ordem cronológica

Editora Vida - Capa Douglas Lucas
Quem conhece um pouco a Bíblia sabe que ela é uma coleção de livros que contam uma única história (a relação de Deus com seu povo, ou a salvação da humanidade por Cristo). Historicamente ela se organizou em Antigo Testamento e Novo Testamento, numa ordem que fazia sentido para os compiladores lá trás (e eu não vou explicar aqui). Quando você pega uma Bíblia para ler na "ordem direta", o que acontece é que às vezes você tem "deja vus" - a vida de Cristo é contada por 4 pessoas diferentes, o período do reino dividido de Israel e Judá também "acontece duas vezes" mesmo alguns episódios da caminhada de Moisés no deserto. E os livros de salmos e profecias? Eles foram escritos em momentos históricos também narrados na Bíblia, mas como relacionar? Mesma coisa com as cartas de Paulo - parece que ele viajou bastante em atos dos apóstolos, e depois sentou e escreveu todas aquelas epístolas de uma só vez e nós sabemos que simplesmente não foi assim.

Para lidar com essas inquietações, que obviamente já passou pela cabeça de muita gente, Edward Reese e Frank Klassen recortaram trecho por trecho da Bíblia e como num grande quebra-cabeça reorganizaram tudo no que eles consideram a melhor ordem cronológica possível. É outra forma de ler a Bíblia, dessa vez, linearmente (ou, às vezes, paralelamente, no caso dos relatos dos reinos de Israel e Judá).

A linguagem também é a Nova Versão Internacional, que gostei muito. Ela é um meio caminho entre a tradicional Ferreira de Almeida e a um pouco mais moderna NTLH - Nova Tradução da Linguagem de Hoje. Considero muito revelador variar a forma de ler a Bíblia, porque é justamente como se nós víssemos as mesas coisas com outros olhos.

Nesse Natal, essa é a minha dica para vocês, redescobrir a história de Cristo - o homem que mudou a história do mundo tal qual nenhum outro, o Deus que salvou o mundo como ninguém poderia fazer.

E para terminar, qual seria mesmo o começo de tudo, cronologicamente??

"No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio." (Jo 1:1-2, NVI)

Bom Natal! 

3 comentários:

  1. Amém!!! Não poderia fechar de forma mais bonita e verdadeira! bjs mil <><<

    ResponderExcluir
  2. Vou procurar. Ótima dica e eu não conhecia. Muito interessante.

    Beijos!
    Sandra
    @thetangerine

    ResponderExcluir