30 de agosto de 2011

Juliet, naked

Riverhead Books - Capa: Claire Nayon Vaccaro

Nick Hornby é um autor inglês cujos livros se encaixariam num categoria "guys lit" em oposição a chick lit. Um dos seus livros mais famosos é High Fidelity, ou Alta-Fidelidade, que também virou um filme, ainda que a ação tenha sido transferida de Londres para os Estados Unidos.

Assim como os outros livros que exploram o universo cultural masculino, esse gira em torno de um artista de rock da década de 80, que depois de um disco fantástico sumiu da vida artítistica, deixando somente uma pequena legião de fãs obcecados tanto por suas músicas como por ele. Na história, um desses fãs ardorosos mantém um relacionamento com uma mulher há 15 anos (algo que nem ele chama de casamento nem namoro), e, numa viagem pelos Estados Unidos para ver pessoalmente cada lugar que remete a episódios da vida do ídolo, ela começa a questionar o seu papel secundário na vida dele. Já de volta para a cidade minúscula em que eles vivem na Inglaterra, eles recebem uma versão "não trabalhada" do último e mais famoso álbum do carinha, que chamava-se "Juliet" - ou seja "Juliet, naked"(Juliet, nua) e as opiniões divergentes tornam-se o gatilho da ruptura - mas quem ia imaginar que o antigo astro em si entraria pessoalmente na vida desses dois?

O livro é bem gostoso e rápido de ler, mas talvez o ponto mais interessante é ele ter sido escrito por um homem, e ser um livro atual, de cultura pop, que não é meloso. Ou seja, tanto para garotas como para garotos...

2 comentários:

  1. Fiquei fã do Hornby tendo lido apenas um livro e visto só dois filmes. Por causa da atuação dele em prol das crianças autistas (como o filho dele).

    ResponderExcluir
  2. Hum....interessante. Acho que vai entrar pra lista, pois gostei de Alta Fidelidade :)

    ResponderExcluir