18 de junho de 2011

O Menino do Pijama Listrado

Editora Companhia das Letras

Atendendo a pedidos, vou falar sobre esse livro de John Boyne, que possui um dos títulos mais inusitados que eu já vi: "O menino do pijama listrado", principalmente quando você considera que o plano de fundo é a II Guerra.

Eu já li dezenas de livros sobre a II Guerra Mundial, sério. Eu já li romance, diários, de dentro do campo de concentração, da Alemanha, dos países vizinhos e por aí vai. O tema é impressionante e eu tenho certeza que a maioria das pessoas sente uma certa atração doentia por esse período de tanto terror - para entender melhor como tudo aconteceu, como foi possível homens se juntarem para acabar com outros homens (e tantos outros ficarem assistindo), os requintes de crueldade que não nos imaginamos capazes de fazer ou outra pessoa nesse mundo, mas que aconteceram mesmo e não só nas páginas de um livro ou nas telas de cinema.

Esse livro de John Boyne tem uma abordagem diferente porque parece um livro infantil - a história é contada do ponto de vista de Bruno, um garoto de Berlim que de repente muda-se com a família para um lugar diferente que ele chama de "Haja-Vista". Da janela do seu quarto, ele pode ver uma cerca, com pessoas vestidas com pijamas listrados...

Mas não podemos nos enganar, ainda estamos falando de nazismo. É um livro para adultos e daqueles que dão soco no estômago - por isso não é bom pegar quando estiver num momento sombrio da vida, para não deprimir mais. Para refletir e discutir o assunto, ele é um bom ponto de partida.

Tem coisas que a gente, como humanidade, nunca pode esquecer.

10 comentários:

  1. EU sou louca para ler este livro, adoro suas postagens , são inteligentes e nos ajuda e incentiva a ser mais sábios com as leituras.

    http://jacsimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah credo, eu gostei deste livro, mas mesmo ja prevendo o fim eu chorei feito criancinha. (maria-mole...)

    Realmente, melhor não ler em momentos de tristeza!

    ResponderExcluir
  3. É um belíssimo livro ( e seu filme não fica atrás) e muito marcante. Estamos acostumados a ver tudo sob uma perspectiva adulta, mas atentar para esses fatos históricos com um olhar infantil é de partir ainda mais o coração.

    Lindo e triste livro, leitura recomendadíssima!

    Beijos

    Sandra
    http://apenasumavez.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do livro tbm, tanto que eu fui uma das pessoas a pedir para a Taci comentar... E de fato, embora o título possa sugerir, não é um livro para crianças... Porque afinal como elas poderiam imaginar quem é o Fúria... Não?
    Beijos,
    Debo

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti ao filme e não tenho nem coragem de ler o livro! Chorei q nem uma criança! Imagina lendo? AAAAA não. E realmente essa "fascinação" por esse período é mto marcante... e incompreensível. Paradoxo? Não sei explicar! Um livro (ou filme) memorável e mto mto soco no estômago. Mistura de emoções aqui!
    Bju bju

    ResponderExcluir
  6. Taci, eu não li... mas guardo o seu blog como uma lista de indicações de livros que ainda vou ler! Heheheheh... eu adooooro temas de guerra, tenho fixação por livros, filmes de guerra. Mas tem que ler num momento legal, se não.... credo!
    Paulinha, que só comenta como anônimo!

    ResponderExcluir
  7. Assim como a Liv só vi o filme e já tá de bom tamanho!!!
    Assunto um tanto mórbido mas extremamente necessário pois a mente humana tende a esquecer e persistir no erro!

    Post, como sempre, impecável! bjs mil <><<

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que parte desse "fascínio" que os assuntos relacionados à segunda guerra exercem na gente está relacionado ao fato de não entendermos como o ser humano é capaz de atitudes tão atrozes e, ao mesmo tempo, pensamos que isso nunca se repetirá...

    Sobre isso, aconselho a assistirem o filme alemão chamado "A Onda" (Die Welle). Filme baseado em fatos reais que mostra como, nos dias de hoje, uma ditadura fascista poderia voltar a existir.

    Parabéns pelo sucesso do blog Taci! Precisa começar a ganhar dinheiro com isso aqui, hehe.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Taciana, eu também tenho um blog sobre romances, e gostaria que você e seus leitores passassem lá para conhecer, é:
    http://graziescritora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Taci, amanhã é aniversário do Saint-Exupery... vai ter post especial????
    bjs
    Paulinha

    ResponderExcluir